Os restaurantes de Londrina poderão atender até as 23h59 no dia dos namorados sexta-feira, 12. A autorização está no decreto municipal 685 publicado nesta segunda-feira no jornal oficial de Londrina.
A medida assinada pelo prefeito Marcelo Belinati (PP) não menciona bares, o texto destaca apenas a palavra “restaurantes” em letras maiúsculas. O decreto ressalta a necessidade do agendamento.
No parágrafo único o decreto é claro “O atendimento no horário excepcional estabelecido no caput, deverá se dar exclusivamente mediante prévio agendamento, e, se necessário, lista de espera, sem prejuízo da estrita observância às medidas estabelecidas pelo Decreto Municipal nº 541, de 04 de maio de 2020.”
Neste ato, não há qualquer referência a bares que foram autorizados a funcionar pela administração municipal e tem sido alvo frequente de aglomerações e descumprimento das medidas de proteção individual e distanciamento social.
Nas redes sociais do próprio prefeito há comentários de cidadãos londrinenses cobrando mais rigor na fiscalização desses locais. Em resposta, o Prefeito tem apelado pela conscientização e repetido que o município não tem fiscais o suficiente para atender todas as denúncias.
Comércio e Shoppings
Em outro decreto, o prefeito autorizou também ampliação no horário de atendimento de lojas, shoppings e galerias. As lojas têm permissão para funcionar das 10h às 19h e os shoppings das 11h às 20h.