Política

Reunião pode evitar greve no transporte coletivo

07 jun 2021 às 08:50

A diretoria do Sinttrol – Sindicato dos Trabalhadores do Transporte Rodoviário, CMTU, representantes do Metrolon e das empresas TCGL e Londrisul se reúnem às 11 h nesta segunda-feira 7, na sede da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização. 

O encontro pode colocar fim ao impasse e evitar uma greve dos motoristas e demais colaboradres. Os trabalhadores já aprovaram indicativo para a paralisação, mas ainda não conseguiram notificar oficialmente a CMTU da decisão.  

O presidente do Sinttrol José aparecido Faleiros disse não foi possível notificar o representante do poder concedente do serviço por conta do feriado prolongado. As empresas, o Metrolon (Sindicato que representa as operadoras), e o usuário já foram notificados. 

A greve só pode ser iniciada 72 horas após a notificação de todas as partes envolvidas. 

A novidade do final de semana ficou por conta de um encontro entre o prefeito Marcelo Belinati PP, o presidente da CMTU Marcelo Cortez e membros do sindicato dos trabalhadores. 

A expectativa é que no encontro desta segunda-feira 07, haja solução para o impasse. “Vamos ver se chegamos a um entendimento de uma proposta que o sindicato possa levar para assembleia para categoria avaliar” comentou Faleiros. CMTU e prefeitura ainda não se manifestaram.  

Os trabalhadores do transporte coletivo não aceitam o fim do PPR que representa 70% do salário do colaborador pago em duas parcelas no ano ( junho e novembro). O PPR substituiu o anuênio em convenções coletivas anteriores. 

A categoria que já abriu mão do reajuste da inflação não quer perder a conquista histórica.