Atraso no cronograma, polêmica do tratorzinho, curva no traçado, custo, pedra bola e outras polêmicas. Esses temas tomaram conta no noticiário durante os quase dois anos de construção do viaduto da Avenida Dez de dezembro sobre a Avenida Dom Geraldo Fernandes a Leste-Oeste.
Poucos, no entanto, enfatizaram o nome dado por meio de lei à obra. Num país onde muito se valoriza celebridades nacionais e internacionais não é de se estranhar tal descaso com a homenagem prestada.
Por meio de um projeto de lei, apresentado pelo vereador Amauri Cardoso, o viaduto leva o nome do Desembargador Édson de Jesus Deliberador. Pioneiro que foi um dos fundadores do distrito de São Luiz na zona rural de Londrina, o dr. Edson como era conhecido, atuou como juiz de direito em Londrina, sobretudo com atuação de destaque presidindo o Tribunal do Júri.
Um dos filhos, o vereador Péricles Deliberador lembra que o pai chegou por aqui aos 4 anos de idade onde fez a carreira e constituiu família. Edson Deliberador aposentou-se como desembargador do Tribunal de Justiça do Paraná embora tenha trabalhado por pouco tempo em Curitiba. “Meu pai gostava mesmo era de Londrina” - acrescenta Péricles.
O dr. Édson faleceu em abril de 2018. O viaduto foi inaugurado nesta sexta-feira,17.