O Futebol Clube Cascavel já é um ‘veterano’ no Campeonato Paranaense. O time ingressou na elite estadual em 2015. E em 2024 fará a décima participação consecutiva na primeira divisão estadual. A Serpente Aurinegra chega com status de ter sido vice-campeã em 2023. Aliás, foi a segunda vez que o time do oeste chega na grande final da competição. Por conta disso, terá alguns benefícios. Na primeira fase, o Cascavel terá seis jogos como mandante e fará cinco fora de seus domínios. Esta semana, a Federação Paranaense de Futebol (FPF) divulgou a tabela do Estadual.
O Cascavel vai estrear em casa e também fará o último jogo da fase de classificação como mandante. A primeira partida será contra o Azuriz, no dia 18 de janeiro, uma quinta-feira, no Olímpico. Na sequência, o Cascavel enfrenta o Galo Maringá, antigo Aruko, no dia 21, um domingo. A equipe de Leston Junior volta a jogar em casa no meio de semana, dia 25 de janeiro, contra o Andraus Brasil, time que veio da divisão de acesso.
Já no dia 28, pela quarta rodada, a Serpente Aurinegra fará o clássico contra o Maringá, no Willie Davids. Na quinta e na sexta rodadas serão dois jogos no Olímpico. No dia 31, uma quarta, o confronto será contra o PSTC. E depois no domingo, dia 03 de fevereiro, o Cascavel recebe o Londrina. A reedição da final deste ano será no dia 08 de fevereiro e o Cascavel encara o atual campeão Athletico-PR, na Arena. Na mesma semana, o time terá mais uma partida como visitante e joga contra o Independente São Joseense. A volta para casa será no dia 14 de fevereiro, uma quarta-feira, contra o Cianorte. Na penúltima rodada, no dia 18 de fevereiro, visita o Operário, em Ponta Grossa. E a última rodada será no 25 de fevereiro contra o Coritiba, no Olímpico. É possível que a estreia na Copa do Brasil ocorra entre os duelos contra o Fantasma e contra o Coxa.
Formato
O Campeonato Paranaense de 2024 inicia no dia 17 de janeiro, uma quarta-feira. O jogo de abertura será entre Andraus Brasil contra o campeão Athletico, na Vila Capanema, em Curitiba. Esse jogo será às 19 horas. Outros jogo está programado para esse mesmo dia. Será o dérbi da Cidade-Canção entre Maringá e Galo Maringá. Os outros quatro jogos que fecham a primeira rodada serão realizados na quinta (18).
O Campeonato Paranaense terá a mesma fórmula das últimas quatro edições. Os doze times se enfrentam em turno único na primeira fase. Após onze rodadas e 66 jogos, os oito melhores avançam para as quartas de final. Os dois últimos serão rebaixados para a segunda divisão. Nas quartas, os quatro melhores times terão a vantagem de fazer o jogo de volta em casa. Os duelos das quartas estão previstos para os dias 03 e 10 de março. Já as semifinais devem ocorrer nos dias 17 e 27 de março. O jogo de ida da decisão deverá ser confirmado para os dias 30 ou 31 de março. E o campeão de 2024 será definido no dia 06 ou no dia 07 de abril.
O treinador
Se o Cascavel já é um veterano na elite estadual, o Paranaense será uma novidade para o técnico Leston Junior. Ele chegou ao clube com a Série D do Campeonato Brasileiro em andamento e ocupou o lugar que era de Luis Carlos Cruz. Ou seja, fará a estreia como treinador da Serpente Aurinegra na competição. Leston será o 11º treinador a comandar a equipe na elite estadual. Antes dele, dirigiram o clube Paulo Foiani, em dois estaduais, Charles Gbeke, Karmino Colombini, Agenor Piccinin, Milton do Ó, Gustavo Caiche, Marcelo Caranhato, Tcheco, em dois estaduais, Ademir Fesan e Luis Carlos Cruz. Destes, quem teve a trajetória mais longa foi Tcheco, que teve duas temporadas inteiras, em 2021 e 2022. Ao todo, a comissão técnica encabeçada por ele comandou a equipe em trinta jogos pelo Estadual. Paulo Foiani comandou o clube em duas edições do Estadual, em 2015 e 2019. Mas o tempo de trabalho foi mais curto, já que o Cascavel não teve calendário nacional nestes anos. Foiani dirigiu o time em 25 partidas na elite paranaense.