Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Agro
Brasil

Alta do dólar deve deixar flores e plantas ornamentais mais caras

Setor estima encerrar o ano com um crescimento entre 6% e 8%
10 dez 2024 às 22:07
Por: Band
Reprodução

Mudanças climáticas e alta do dólar marcam o ano do setor de flores e plantas ornamentais, mas ainda assim, a expectativa é que o ano seja fechado com crescimento entre 6% e 8%. Para 2025, a projeção dos representantes do segmento é que os produtos fiquem mais caros.


De acordo com o diretor do Instituto Brasileiro de Flores (Ibraflor), Renato Opitz, isso deve ocorrer porque os principais insumos para a produção de flores e plantas ornamentais são importados. “A permanência da alta cotação do dólar impactará muitos produtores que importam mudas e bubos. Os preços dos defensivos agrícolas e fertilizantes também preocupam, já que as matérias-primas também, basicamente, são importadas. Desta forma, o custo de produção pode aumentar mais do que esse crescimento do mercado, impactando na rentabilidade da produção”, diz Opitz. “No entanto, o mercado brasileiro tem crescido porque as flores estão com boa qualidade e cada vez mais disponíveis para os consumidores”.


A alta do dólar já foi sentida pelos produtores de flores em 2024. Segundo Optiz, outro fator que impactou a floricultura foi o clima, mas as vendas de flores tiveram altas e, com as vendas do fim do ano, devem produzir um resultado positivo. O Natal é a época do ano responsável por 5% das vendas totais de flores no Brasil e o ano novo, por 4%. Conforme o Ibraflor, apenas considerando este período de festas, as vendas de flores no Brasil devem registrar uma alta de 9% na comparação com o ano passado. 


“As mudanças climáticas afetaram a produção, mesmo com a grande maioria sendo plantada em estufas. O efeito foi bastante impactante, principalmente pelo período de tempo seco e, depois, com o excesso de chuvas, como as que provocaram enchentes, no início do ano, no Rio Grande do Sul”, diz. 


Neste ano, as flores e plantas que estão em alta são as tuias (stricktas e holandesas), poinsétias, antúrios, lírios da paz, rosas e kalanchoes. No fim do ano, flores e plantas de cores verde, vermelha, branca e dourada tem alta demanda. 


O setor de flores registrou 272.000 empregos diretos, representando 1,17% das vagas geradas pelo agronegócio brasileiro. É o setor que mais emprega mulheres no segmento, com uma média de quase 50% de empregabilidade feminina, chegando a 63%, dependendo da região. Esse percentual é superior à média nacional, de 43%, que considera todos os ramos de atividades. 

Veja também

Relacionadas

Agro
Imagem de destaque

Início de ofertas de confinamento enfraquece cotações do boi

Agro
Imagem de destaque

Médias do suíno no mês de junho têm comportamentos distintos entre regiões

Agro

Preços do arroz sobem na semana, mas acumulam 5 meses de queda

Agro

Bela+ 2025 começa com foco em tecnologias agrícolas acessíveis e rentabilidade no campo

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Exclusivo: Grupo invade condomínios e furta apartamentos no centro de Londrina

Cidade
Londrina e região

Polícia Civil prende homem de 33 anos investigado por estuprar a enteada em Londrina

Política
Brasil

Lula propõe feriado nacional em 2 julho

Cidade
Londrina e região

Amigo de vereador de Londrina cai em golpe do Pix e perde dinheiro na compra de carretinha

Cidade
Londrina e região

“Boa vontade não resolve”, diz diretora do ILECE sobre ameaça a escolas especiais

Podcasts

Podcast Café com Edu Granado | EP 19 | Propósito e Papel | Adailton Maciel Junior

Podcast Falando de Gestão | EP 17 | Histórias de Sucesso | Bloco Ville

Podcast Pod Tah | EP 17 | | Saúde e Bem-estar | Dr. Mariano Menezes

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.