Agro

Argentina confirma novo surto de gripe aviária em aves domésticas

14 out 2025 às 18:59

Mais um foco de gripe aviária (H5N1) em aves domésticas foi confirmado na Argentina nesta semana. O surto foi identificado em uma propriedade rural localizada em San Andrés de Giles, na Província de Buenos Aires e  governo local já notificou oficialmente a Organização Mundial da Saúde Animal (OMSA) na semana passada. 


De acordo com o Serviço Veterinário Oficial da Argentina, a suspeita foi identificada após duas aves aparecerem mortas em uma propriedade localizada na mesma região. Após coletarem amostras de todas as aves, o Serviço Nacional de Sanidade e Qualidade Agroalimentar (Senasa) confirmou a doença em 19 aves. 


As autoridades sanitáris estão procedendo na desinfecção das propriedades da região e orientando os produtores locais.


Por se tratar de um foco em aves domésticas, o foco não altera as exportações argentinas de produtos avícolas, mas algums países suspendem automaticamente as compras, como o Japão. No mês passado, um foco de gripe aviário foi confirmado em uma granja comercial da Argentina e, na semana passadao, o Ministério da Agricultura prorrogou por mais 180 dias o estado de emergência zoossanitária no país, medida que está em vigor desde maio de 2023. A decisão foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União.