De acordo com o boletim Condições de Tempo e Cultivo, divulgado pelo Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Paraná, a semeadura da soja está na reta final e deve ser concluída nos próximos dias. As chuvas registradas na última semana aliviaram o déficit hídrico, principalmente em áreas de solo arenoso, lavouras mais antigas e regiões com compactação do solo.
No entanto, os períodos de estiagem anteriores causaram danos irreversíveis em algumas localidades, com plantas acelerando seu ciclo, florescendo precocemente e abortando vagens. Apesar disso, a maior parte das lavouras apresenta condições promissoras, beneficiadas pela umidade em um momento crítico do desenvolvimento da cultura. Com a melhoria nas condições de umidade, os produtores retomaram os manejos fitossanitários, essenciais para preservar o potencial produtivo da safra.
Já para o milho, a maioria das lavouras encontra-se na fase reprodutiva, e a pressão de pragas e doenças permanece baixa, inclusive a de cigarrinhas, principal preocupação dos agricultores. Com as chuvas recentes, cresce a expectativa de uma safra robusta.
As primeiras estimativas para a 2ª safra indicam aumento nas áreas destinadas ao feijão e ao milho. No entanto, a concretização dessas projeções dependerá do desempenho da safra de verão, que segue em monitoramento.