Todos os locais
Todos os locais
Agro
Brasil

CNA promove encontro com lideranças e produtores integrados de aves e suínos

O documento engloba parâmetros técnicos e econômicos, estimativa de remuneração média, alternativas de financiamentos, etc.
13 nov 2024 às 16:55
Por: CNABRASIL
- CNA BRASIL

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) promoveu, na terça (12) e na quarta (13), a 2ª edição do “Encontro Nacional das Cadecs de Aves e Suínos” para debater boas práticas nas comissões de negociação e compartilhar experiências entre produtores integrados.


O evento realizado na sede da entidade, em Brasília, reuniu lideranças do setor, avicultores, suinocultores, além de técnicos e representantes de Federações de Agricultura e Pecuária do Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio Grande do Sul, São Paulo e Santa Catarina.


As Comissões de Acompanhamento, Desenvolvimento e Conciliação da Integração (Cadecs) foram criadas com o objetivo de mediar e gerir de forma coletiva a relação entre produtores rurais e indústrias dentro do regime de integração vertical, segundo prevê a Lei da Integração 13.288/2016.


Na abertura do encontro, o presidente da Comissão Nacional de Aves e Suínos da CNA, Adroaldo Hoffmann, destacou a importância do diálogo entre produtores e lideranças de várias regiões e da defesa de pautas que promovam o equilíbrio e a sustentabilidade nas negociações.“O principal objetivo foi compartilhar ideias, fortalecer a rede de cooperação e alinhar estratégias em nível nacional.


Outras notícias

Indicador do etanol hidratado avança pela sexta semana consecutiva

Cotações do trigo se estabilizam no Brasil

Preços da cenoura sobem com força em São Gotardo, Minas Gerais

 O nosso papel é qualificar os produtores, visando reduzir a assimetria de informações e as tensões nas negociações”, disse.


O vice-presidente da comissão, Fernando Ribeiro, que também preside a Federação da Agricultura e Pecuária do Distrito Federal (Fape/DF), afirmou que avicultores e suinocultores integrados batalham por uma remuneração adequada e ressaltou que a CNA não mede esforços para apoiar a classe nas relações com a agroindústria.


“A maioria dos produtores acorda de madrugada para trabalhar na atividade, envolvendo parte da família no processo, então temos que lutar por um valor justo. A CNA coloca à disposição desses produtores um corpo jurídico e técnico qualificado para ajudar nas negociações dentro das Cadecs”.

Palestras – A programação do encontro contou com palestras sobre ações da Comissão Nacional de Aves e Suínos, o Documento de Informação Pré-Contratual (DIPC), análise de indicadores técnicos, boas práticas e Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), retrato da suinocultura brasileira, programas de incentivo para produtores e mesas redondas.


O assessor técnico da CNA Rafael Ribeiro falou sobre o programa Cadec Brasil,criado em 2019 com o objetivo de reduzir a assimetria de informações na Lei de Integração e melhorar a organização das comissões dos estados, possibilitando uma distribuição de renda justa no sistema integrado.Segundo Rafael, a iniciativa traz três pilares: capacitação de produtores e lideranças por meio de treinamento do Senar, em formato presencial ou a distância; consultoria jurídica, que auxilia nos esclarecimentos sobre a Lei1 3.288/2016 e elaboração de pareceres; e apoio aos produtores das Cadecs, com suporte técnico na argumentação.


Em seguida, o consultor Edson Ishikawa palestrou sobre a importância do Documento de Informação Pré-Contratual, que permite ao integrado ter conhecimento das cláusulas contratuais de forma antecipada. O documento engloba parâmetros técnicos e econômicos, estimativa de remuneração média, alternativas de financiamentos, etc.


Edson esclareceu que alguns elementos dos parâmetros técnicos são o ciclo produtivo, densidade de alojamento e qualidade dos insumos. Já os parâmetros econômicos incluem déficit de lotes por ano, forma de mensurar pagamento e remuneração do capital investido. As informações do DIPC, fornecidas pelas integradoras, precisam ser validadas pelas Cadecs e o documento assinado pela liderança dos produtores.


Em sua palestra, o técnico da CNA nas Cadecs do estado do Mato Grosso do Sul, Antônio Marcos Brunhara, explicou a análise de indicadores técnicos para a construção da argumentação para as negociações com as integradoras. De acordo com o técnico, existe um desequilíbrio na relação entre produtor e agroindústria e que pode ser reduzido com informação e dados.

Veja também

Relacionadas

Agro
Imagem de destaque

Setor de fertilizantes especiais cresce 28% em 5 anos

Agro
Imagem de destaque

Dólar valorizado desafia o mercado de soja: veja o que esperar

Agro

Prazo para inscrição de sericicultoras no Concurso Seda Paraná é prorrogado até março

Agro

Trigo no RS: estudo destaca sustentabilidade e produtividade com organominerais

Mais Lidas

Cidade

Comando da 15ª brigada de infantaria Mecanizada emite nota sobre desaparecimento de armas

Cidade
Cascavel e região

Nove pistolas Beretta 9mm desaparecem do 33ºBIMEC em Cascavel

Cidade
Cascavel e região

Morre Lucimara Ferreira de Souza, mãe brutalmente agredida pelo filho, em Toledo

Cidade
Londrina e região

Obras da Sanepar afetam abastecimento em Londrina e Cambé na próxima quarta-feira

Cidade
Londrina e região

Onde está Rômulo? Esposa faz apelo para encontrar homem desaparecido

Podcasts

TURISMO

Podcast A Hora do Café - EP4 - Fernanda Corrêa da Rota do Café

A HORA DO CAFÉ

Podcast A Hora do Café - EP3 - Cris Malauz barista e empreendedora

VEJA

Podcast - Por Trás das Câmeras - EP6 - Conheça a história de Maika Martins

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.