Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Agro
Brasil

Com alta de 13%, safra de grãos é projetada em 336,1 milhões de toneladas

Produção da safra 2024/2025 deve acrescentar 38,6 milhões de toneladas de alimentos
12 jun 2025 às 16:04
Por: Band
CNA/Wenderson Araujo/Trilux

A produção de grãos na safra 2024/2025 aponta para uma colheita de 336,1 milhões de toneladas. A nova estimativa da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) indica um novo recorde de produção podendo registrar uma alta de 13% em relação ao resultado obtido no ciclo anterior, com um acréscimo de 38,6 milhões de toneladas de alimentos. Os dados estão no 9º Levantamento da Safra de Grãos 2024/25, divulgado nesta quinta-feira (12) pela Conab. De acordo com o documento, a maior produção deve ocorrer devido às boas produtividades das lavouras, de 4.108 quilos por hectares, e o aumento de 2,3% da área cultivada, estimada em 81,8 milhões de hectares.


Principal produto semeado na segunda safra, o milho deve registrar uma produção total de 128,3 milhões de toneladas. Os trabalhos de colheita da 2ª safra de milho foram iniciados em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Tocantins, Maranhão e Paraná. A expectativa é de que apenas neste ciclo sejam colhidas  101 milhões de toneladas, crescimento de 12,2% se comparado com a 2ª safra do grão na temporada passada. A boa expectativa é influenciada pelas boas produtividades alcançadas, que refletem as condições climáticas favoráveis ao cereal que ocorreram durante todo o ciclo na maioria das regiões produtoras, além do manejo adequado adotado pelos produtores brasileiros.

Outro produto de destaque é o algodão, que já aponta para uma colheita de 1,4% da área semeada. A produção da pluma está estimada em 3,9 milhões de toneladas, 5,7% superior à safra de 2023/24. Este resultado se deve ao crescimento de 7,1% na área cultivada, uma vez que as chuvas irregulares, até o momento, estão refletindo em uma produtividade inferior à observada na safra anterior, mas suficientes para manter o desenvolvimento das lavouras.

No caso do feijão, produto cultivado em 3 ciclos ao longo do ano, a expectativa é de uma produção total de 3,17 milhões de toneladas, o que garante o abastecimento interno. Na primeira safra da leguminosa, com a colheita encerrada, o volume produzido atingiu 1,1 milhão de toneladas. Para a segunda safra, predomina os estágios de enchimento de grãos e maturação, mas já há locais com a colheita em andamento, com destaque para o Paraná e Minas Gerais, onde os trabalhos somavam 98% e 74% respectivamente em 31 de maio. Já a terceira safra se encontra em fase de plantio.

Para o arroz, outro importante alimento para o mercado interno que registra a colheita praticamente finalizada, a Conab verifica um crescimento de 14,9% na produção, estimada em 12,15 milhões de toneladas. Essa alta é justificada tanto pela maior área semeada do grão, bem como pelas condições climáticas mais favoráveis, sobretudo no Rio Grande Sul, maior produtor nacional.

Os produtores de soja já finalizaram os trabalhos de colheita. A produção da oleaginosa está estimada em 169,6 milhões de toneladas, 21,9 milhões de toneladas superior à safra de 2023/24, volume recorde na série histórica da Companhia. O bom resultado é justificado pela utilização crescente de tecnologia pelos produtores, aliada às boas condições climáticas na maioria das regiões produtoras.

Dentre as culturas de inverno, destaque para o trigo com semeadura atingindo cerca de 42% da área destinada para a cultura. O plantio no Paraná atinge 72% da área, índice similar à média dos últimos 5 anos. Já no Rio Grande do Sul, o plantio chega a 8% da área. Os trabalhos no estado gaúcho, principal produtor do cereal, foi limitado em virtude da ocorrência de chuvas frequentes e da curta duração dos períodos de tempo seco no final do mês.

Veja também

Relacionadas

Agro
Imagem de destaque

Exportações de carne suína têm o segundo maior volume mensal da história do setor em junho

Agro
Imagem de destaque

Brasil deve produzir apenas metade do trigo que consome e aumentará importações

Agro

Frio menos intenso em regiões produtoras provoca queda de 17% nos preços do tomate

Agro

Maior oferta do tomate pressiona cotações no atacado

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Joalheria de shopping de Londrina é furtada e tem prejuízo de R$ 2 milhões

Brasil e mundo
Brasil

Ataque em escola municipal deixa criança morta e outras três pessoas feridas no Rio Grande do Sul

Brasil
Brasil

Apresentador de TV é morto com furadeira após discussão; suspeito segue foragido

Brasil e mundo
Mundo

Homem é engolido inteiro por Píton de 8 metros

Cidade
Londrina e região

Corpo em decomposição é encontrado dentro de empresa desativada em Londrina

Podcasts

Podcast Falando de Gestão | EP 18 | Wagner Kronbauer

Podcast Pod Tah | EP 18 | Beleza e Bem-estar na Estética Avançada | Tati Oliveira

Podcast Negócios à parte | EP 13 | Dia a Dia de um Corretor de Imóveis | Rejany Albuquerque

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.