Agro

Decisão do governo pode fragilizar produtores de leite e favorecer importações no Mercosul

04 set 2025 às 06:42

Uma reunião realizada na última terça-feira (02) reuniu representantes do Ministério da Indústria e Comércio, da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) e da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) para discutir o problema do dumping no Mercosul, especialmente em relação à atividade leiteira.


O dumping é uma prática comercial considerada desleal, em que um país exporta produtos por valores inferiores aos praticados no mercado interno do país importador, prejudicando a competitividade dos produtores locais.


Desde o ano passado, o Ministério da Indústria e Comércio investiga a importação de leite do Uruguai e da Argentina a preços inferiores aos cobrados pelos produtores brasileiros. A prática levanta suspeitas de dumping e tem gerado preocupação entre lideranças do setor.


A FPA e a CNA cobraram um posicionamento oficial do ministério sobre a investigação e criticaram um recente entendimento técnico que deixa de considerar o leite em pó como similar ao leite líquido. Essa mudança pode inviabilizar o uso de mecanismos antidumping contra o leite em pó importado da Argentina e do Uruguai.


Segundo o deputado Pedro Lupion, presidente da FPA, o impacto sobre a cadeia produtiva do leite pode ser devastador. Ele destacou que mais de 1 milhão de produtores brasileiros dependem da atividade leiteira, sendo que cerca de 80% pertencem à agricultura familiar, sem condições de competir com grandes indústrias internacionais.


Em apoio aos produtores, a Câmara Municipal de Quedas do Iguaçu, no Paraná — um dos principais polos leiteiros do estado —, aprovou uma moção de apelo contra a medida, reforçando a urgência de proteger a produção nacional.