Agro

Disponibilidade de carne de frango no mercado interno volta a níveis pré-gripe aviária

12 dez 2025 às 11:00

A disponibilidade interna de carne de frango no Brasil voltou a se equilibrar, retornando a níveis observados antes da crise da gripe aviária. Dados divulgados nesta semana pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e analisados pelo Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada) confirmam essa redução na oferta entre os meses de agosto e setembro.


De acordo com o Centro de Pesquisas, o fator crucial para o reequilíbrio do mercado interno foi a retomada gradativa e contínua dos embarques da proteína brasileira. O aumento das exportações contribuiu para enxugar a oferta disponível para o consumo doméstico. Como reflexo direto dessa dinâmica, o Cepea aponta que os preços dos produtos avícolas vêm registrando alta nos últimos meses.


Os números mostram que, entre agosto e setembro, a disponibilidade interna de carne de frango ficou em 111 milhões de quilos. Esse volume se aproxima bastante dos 110 milhões de quilos registrados entre janeiro e abril de 2025, período anterior à confirmação do caso de gripe aviária no país. No auge das restrições às exportações nacionais, no mês de maio, a disponibilidade interna havia disparado, superando os 123 milhões de quilos. Os dados analisados se referem especificamente ao estado de São Paulo, que serve como importante termômetro do mercado.