Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Agro
Brasil

Em 2026, brasileiro deve pagar menos por frango e mais caro por carne bovina

Projeção oficial do governo aponta que o Brasil vai produzir 33 milhões de toneladas de carnes em 2026, mas foco é frango
27 nov 2025 às 11:07
Por: Band
Tarobá

Brasil já é o maior produtor de grãos do mundo e agora, caminha também para a liderança na produção de proteínas de origem animal. Nesta quarta-feira (26), a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgou que, em 2026, devem ser produzidas 32,6 milhões de toneladas de carnes no Brasil - 15,8 milhões de carnes de frango, 5,88 milhões de toneladas de carne suína e 10,8 milhões de carne bovina. No caso da carne bovina, a produção deverá ser menor no ano que vem, deixando o produto mais caro.


A cadeia produtiva que mais cresce no Brasil, conforme as projeções, é a da avicultura. O volume projetado para o ano que vem é o maior já registrado pelo setor. Para este ano, a projeção é de 15,5 milhões de toneladas. Esse resultado projeta um aumento nas exportações do segmento, em torno de 5,25 milhões de toneladas, mas sobretudo, mostra uma maior oferta de produtos avícolas no mercado interno, o que deve contribuir para a estabilidade ou queda de preços ao consumidor brasileiro. “O aumento projetado de exportações não vai impactar o mercado doméstico, já que a disponibilidade interna também deve crescer no próximo ano em 3,1%, saindo de 10,3 milhões de toneladas em 2025 para 10,62 milhões de toneladas em 2026, possibilitando que a disponibilidade per capita seja estimada em 51,3 quilos por habitante, garantindo o abastecimento”, indica a estatal.


Carne suína em alta


Com a carne suína, o cenário é semelhante ao do frango: em 2025, a produção brasileira deve chegar a 5,63 milhões de toneladas e as exportações estão em alta, mesmo com a desaceleração da demanda chinesa em razão da recuperação do seu plantel após ser afetada pela Peste Suína Africana (PSA), e devem atingir 1,48 milhão de toneladas até o final deste ano. Ainda assim, a disponibilidade interna deve sair de 4 milhões de toneladas em 2024 para 4,16 milhões de toneladas em 2025.

Outras notícias

Tuia Holandesa: conheça a planta que decora o Natal no Brasil

Preço do açúcar cristal volta a cair em São Paulo apesar da demanda aquecida

Preço do etanol hidratado sobe pela oitava semana consecutiva em São Paulo


Esse cenário positivo tende a se repetir no próximo ano. Em 2026, a expectativa é de alta de 4,5% na produção, em comparação com este ano, podendo chegar a 5,88 milhões de toneladas. Esse aumento no volume produzido possibilita uma nova elevação nos embarques, projetados em 1,6 milhão de toneladas, sem afetar o abastecimento interno, uma vez que é previsto um incremento na disponibilidade interna no próximo ano na ordem de 3,2%, estimada em cerca de 4,3 milhões de toneladas.


Churrasco mais caro no Brasil


No caso da carne bovina, em 2025 a produção é estimada em 11,38 milhões de toneladas, volume levemente superior ao obtido em 2024. As exportações seguem aquecidas e a expectativa é que até o final de 2025 sejam embarcadas 4,21 milhões de toneladas, o maior volume já registrado. O bom ritmo das exportações acontece mesmo com as tarifas impostas pelo governo dos Estados Unidos ao produto brasileiro, retiradas em meados de novembro deste ano, e é estimulado pela demanda chinesa, que absorveu 53,7% das exportações brasileiras.


Já em 2026, deverá ser marcada a reversão do ciclo pecuário, o que reflete em uma menor produção de carnes, estimada em 10,89 milhões de toneladas diante de uma maior retenção de fêmeas. A demanda internacional pelo produto brasileiro deve seguir aquecida e o volume exportado tende a se manter próximo da estabilidade, em torno de 4,25 milhões de toneladas. Por sua vez, há expectativa de redução na quantidade do produto disponível no mercado interno, estimada em 6,67 milhões de toneladas. Com a menor oferta no mercado interno, a tendência é que a carne bovina em 2026 fique mais cara para os consumidores.

Mais ovos

A produção de ovos em 2026 é projetada em 50,3 bilhões de unidades, uma alta de 2,6% em relação à projeção do volume produzido em 2025, de 49 bilhões de unidades. Esse resultado mantém o movimento de alta na disponibilidade do produto no mercado interno.

Veja também

Relacionadas

Agro
Imagem de destaque

Paraná: custos da soja quase estáveis e lucro estimado em 106%

Agro
Imagem de destaque

Resistência a fungicidas avança no Brasil e exige soluções mais eficientes no manejo

Agro

China deve importar o maior volume de soja dos últimos quatro anos

Agro

Moagem acelerada reforça oferta de açúcar e etanol no Brasil

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Casal é flagrado em ato obsceno em plena luz do dia no Bosque Central de Londrina

Cidade
Londrina e região

Jovem de 21 anos morre em confronto com a Polícia Militar na zona norte

Cidade
Londrina e região

Juiz de Cambé é investigado por manter residência em Miami, nos Estados Unidos

Cidade
Cascavel e região

Homem é encontrado morto no banco traseiro de carro carbonizado em Cascavel

Cidade
Londrina e região

Urgente: homem em surto faz refém e mobiliza polícia na zona oeste de Londrina

Podcasts

Podcast Falando de Gestão | EP 40 | A Importância da Capacitação Profissional | Ricardo Matsumoto

Podcast Pod Tah | EP 38 | Os Desafios do Empreendedorismo | Fernanda Garcia

Podcast PodFala com a Tai | EP 6 | Música, carreira e paixão | Vinni Simão

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.