Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Agro
Brasil

Embrapa inaugura fábrica de nitrogênio líquido em Brasília (DF)

O nitrogênio líquido é um insumo fundamental para conservar sêmen, embriões, microrganismos e tecidos vegetais
16 jun 2025 às 16:23
Por: Band
Claudio Bezerra

O Banco Genético da Embrapa, localizado na Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia (Brasília-DF), deu início à operação de sua própria fábrica de produção de nitrogênio líquido a partir do ar atmosférico. Segundo o pesquisador Juliano Gomes Pádua, curador da coleção de sementes do Banco Genético, o equipamento marca um avanço significativo na capacidade de resposta da Embrapa diante de situações críticas, como interrupções no transporte ou escassez de fornecedores externos, além de reduzir custos operacionais e contribuir para a sustentabilidade do Banco Genético. “O nitrogênio líquido é um insumo fundamental para a conservação em longo prazo de sêmen, embriões, microrganismos e tecidos vegetais”, destaca.


O modelo foi adquirido com recursos aprovados no subprojeto da FINEP - Conservação de recursos genéticos animais, vegetais e de microrganismos em condições de longo prazo no Banco Genético da Embrapa adquirido. O equipamento se destaca pela eficiência energética e alta confiabilidade, com capacidade de produção de 12 litros por hora de nitrogênio líquido. A estrutura conta ainda com um reservatório de 500 litros para armazenar o produto que abastecerá os criotanques de conservação da instituição.


De acordo com o pesquisador Samuel Rezende Paiva, coordenador do programa de Recursos Genéticos da Embrapa, no momento, o abastecimento está sendo realizado de forma semi-automatizada, mas melhorias já estão sendo implementadas para que todo o processo seja executado automaticamente, de acordo com a necessidade de cada criotanque. "Procedimentos operacionais estão em edição para que a equipe envolvida - tanto de pesquisa quanto de manutenção - seja devidamente treinada e apta a fazer o abastecimento quando necessário", explica.


Diversificação das coleções genéticas


Com a nova aquisição, a Embrapa reforça o compromisso com a preservação de recursos genéticos de importância para a agricultura e a alimentação, assegurando condições ideais para a manutenção da viabilidade das amostras. Adicionalmente, a fábrica abre oportunidades de diversificar os materiais biológicos conservados em criopreservação, com excelentes perspectivas de crescimento das coleções das três vertentes: animal, microbiana e vegetal. Atualmente, a maior demanda de nitrogênio líquido provém da área animal, seguida por materiais vegetais e microrganismos. 

Outras notícias

Exportações de carne suína têm o segundo maior volume mensal da história do setor em junho

Brasil deve produzir apenas metade do trigo que consome e aumentará importações

Frio menos intenso em regiões produtoras provoca queda de 17% nos preços do tomate


A instalação da infraestrutura para produção de nitrogênio líquido posiciona a Embrapa entre as instituições públicas com maior capacidade técnica para gestão e conservação de bancos genéticos na América Latina. Nos próximos meses, serão realizados testes para avaliar a autossuficiência do Banco Genético em relação ao nitrogênio líquido para tomar a decisão gerencial de fornecimento para outros laboratórios da Unidade.


Segurança alimentar e inovação

O Banco Genético da Embrapa representa uma base valiosa para a pesquisa, inovação e segurança alimentar no Brasil. Os recursos genéticos ali conservados incluem desde espécies tradicionais de cultivos, animais e microrganismos de importância para a agropecuária brasileira, além de material genético com potencial ainda inexplorado.


"Com a fábrica de nitrogênio líquido, damos um passo decisivo para garantir a proteção desse patrimônio genético com tecnologia de ponta e eficiência operacional, fortalecendo a imagem da Embrapa como uma das instituições com maior capacidade técnica para gestão e conservação de recursos genéticos em nível mundial", destaca Juliano Pádua.


Para ele, a nova infraestrutura também abre possibilidades para a ampliação de parcerias internacionais, reforçando a posição do Brasil como referência em conservação genética para países em desenvolvimento.

Veja também

Relacionadas

Agro
Imagem de destaque

Maior oferta do tomate pressiona cotações no atacado

Agro
Imagem de destaque

Importações de trigo argentino crescem no Brasil

Agro

Vendas de etanol hidratado caem 40%, para o menor volume da safra

Agro

Festa do Peão de Barretos terá mais de R$ 1,5 milhão em premiação para rodeios

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Joalheria de shopping de Londrina é furtada e tem prejuízo de R$ 2 milhões

Brasil e mundo
Brasil

Ataque em escola municipal deixa criança morta e outras três pessoas feridas no Rio Grande do Sul

Brasil
Brasil

Apresentador de TV é morto com furadeira após discussão; suspeito segue foragido

Brasil e mundo
Mundo

Homem é engolido inteiro por Píton de 8 metros

Cidade
Londrina e região

Corpo em decomposição é encontrado dentro de empresa desativada em Londrina

Podcasts

Podcast Falando de Gestão | EP 18 | Wagner Kronbauer

Podcast Pod Tah | EP 18 | Beleza e Bem-estar na Estética Avançada | Tati Oliveira

Podcast Negócios à parte | EP 13 | Dia a Dia de um Corretor de Imóveis | Rejany Albuquerque

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.