Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Agro
Brasil

Embrapa inaugura fábrica de nitrogênio líquido em Brasília (DF)

O nitrogênio líquido é um insumo fundamental para conservar sêmen, embriões, microrganismos e tecidos vegetais
16 jun 2025 às 16:23
Por: Band
Claudio Bezerra

O Banco Genético da Embrapa, localizado na Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia (Brasília-DF), deu início à operação de sua própria fábrica de produção de nitrogênio líquido a partir do ar atmosférico. Segundo o pesquisador Juliano Gomes Pádua, curador da coleção de sementes do Banco Genético, o equipamento marca um avanço significativo na capacidade de resposta da Embrapa diante de situações críticas, como interrupções no transporte ou escassez de fornecedores externos, além de reduzir custos operacionais e contribuir para a sustentabilidade do Banco Genético. “O nitrogênio líquido é um insumo fundamental para a conservação em longo prazo de sêmen, embriões, microrganismos e tecidos vegetais”, destaca.


O modelo foi adquirido com recursos aprovados no subprojeto da FINEP - Conservação de recursos genéticos animais, vegetais e de microrganismos em condições de longo prazo no Banco Genético da Embrapa adquirido. O equipamento se destaca pela eficiência energética e alta confiabilidade, com capacidade de produção de 12 litros por hora de nitrogênio líquido. A estrutura conta ainda com um reservatório de 500 litros para armazenar o produto que abastecerá os criotanques de conservação da instituição.


De acordo com o pesquisador Samuel Rezende Paiva, coordenador do programa de Recursos Genéticos da Embrapa, no momento, o abastecimento está sendo realizado de forma semi-automatizada, mas melhorias já estão sendo implementadas para que todo o processo seja executado automaticamente, de acordo com a necessidade de cada criotanque. "Procedimentos operacionais estão em edição para que a equipe envolvida - tanto de pesquisa quanto de manutenção - seja devidamente treinada e apta a fazer o abastecimento quando necessário", explica.


Diversificação das coleções genéticas


Com a nova aquisição, a Embrapa reforça o compromisso com a preservação de recursos genéticos de importância para a agricultura e a alimentação, assegurando condições ideais para a manutenção da viabilidade das amostras. Adicionalmente, a fábrica abre oportunidades de diversificar os materiais biológicos conservados em criopreservação, com excelentes perspectivas de crescimento das coleções das três vertentes: animal, microbiana e vegetal. Atualmente, a maior demanda de nitrogênio líquido provém da área animal, seguida por materiais vegetais e microrganismos. 

Outras notícias

Disponibilidade de carne de frango no mercado interno volta a níveis pré-gripe aviária

Produção nacional de ovos desacelera no 3º trimestre, mas acumula recorde histórico

Produção de laranja decepciona e fica abaixo de 300 milhões de caixas pela segunda safra


A instalação da infraestrutura para produção de nitrogênio líquido posiciona a Embrapa entre as instituições públicas com maior capacidade técnica para gestão e conservação de bancos genéticos na América Latina. Nos próximos meses, serão realizados testes para avaliar a autossuficiência do Banco Genético em relação ao nitrogênio líquido para tomar a decisão gerencial de fornecimento para outros laboratórios da Unidade.


Segurança alimentar e inovação

O Banco Genético da Embrapa representa uma base valiosa para a pesquisa, inovação e segurança alimentar no Brasil. Os recursos genéticos ali conservados incluem desde espécies tradicionais de cultivos, animais e microrganismos de importância para a agropecuária brasileira, além de material genético com potencial ainda inexplorado.


"Com a fábrica de nitrogênio líquido, damos um passo decisivo para garantir a proteção desse patrimônio genético com tecnologia de ponta e eficiência operacional, fortalecendo a imagem da Embrapa como uma das instituições com maior capacidade técnica para gestão e conservação de recursos genéticos em nível mundial", destaca Juliano Pádua.


Para ele, a nova infraestrutura também abre possibilidades para a ampliação de parcerias internacionais, reforçando a posição do Brasil como referência em conservação genética para países em desenvolvimento.

Veja também

Relacionadas

Agro
Imagem de destaque

Clima e praga desafiadora provocam maior queda na produção de laranja

Agro
Imagem de destaque

Oferta de carne bovina no Brasil atinge o menor nível desde março de 2023

Agro

Exportação de carne suína do Brasil sofre maior queda mensal em quase dez anos

Agro

Chuvas trazem otimismo para a safra de café Arábica e Robusta

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Alerta vermelho emitido pelo Simepar é inédito em Londrina e região

Cidade
Londrina e região

Com alerta vermelho para tempestades severas, Defesa Civil de Londrina orienta população

Cidade

Câmeras registram chegada e saída de suspeito em sítio onde Fábio Henrique foi morto

Cidade
Londrina e região

Moradores da Rua Guaporé denunciam encontros ilegais de carros em posto de gasolina

Cidade
Londrina e região

Depósito clandestino de cabos de internet e telefone é descoberto em Londrina

Podcasts

Podcast Pod Fala com a Tai | EP 7 | A herança Musical e Carreira Profissional | Victor Tadeu

Podcast Arte do Sabor | EP 2 | A Origem do Azeite | Vasco Campos

Podcast Pod ABC | EP 1| História do Nuselon | Pra. Telcia Oliveira

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.