Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Agro
Paraná

Estado reforça orientações para evitar incêndios florestais no período mais seco do ano

Inverno, com início programado para o próximo dia 20, traz com ele uma grande preocupação ambiental
13 jun 2025 às 09:35
Por: Agência Estadual de Notícias
Foto: IAT

O inverno começa no próximo dia 20 e traz com ele uma grande preocupação ambiental: por ser, tradicionalmente, o período mais seco do ano, é comum ocorrer focos de incêndios florestais. Em 2024, por exemplo, a região Noroeste do Paraná sofreu bastante com episódios de queimadas – e a consequente destruição da vegetação nativa, impacto direto na fauna local e na qualidade do ar.


“A baixa umidade relativa do ar, a diminuição das chuvas e o ressecamento da vegetação, que se torna altamente inflamável, são os principais fatores que as queimadas nessa época do ano”, diz a técnica da Gerência de Biodiversidade do Instituto Água e Terra (IAT), Letícia Koproski.


O Governo do Estado preparou uma lista de medidas que devem ser tomadas durante a estação para evitar prejuízos ao meio ambiente.


O QUE NÃO FAZER – Algumas práticas, destaca a técnica, são expressamente proibidas por lei. É o caso, por exemplo, da soltura de balões, bastante comuns em festividades juninas. Além disso, é necessário evitar a montagem de fogueiras em locais inadequados ou sem medidas de contenção, com atenção redobrada a catalisadores comuns ao fogo como pastagens e vegetação seca; solo muito inclinado; e vento forte.


O uso de fogo em atividades agropecuárias sem os devidos cuidados (como aceiros bem construídos ou acompanhamento técnico) é outra atividade que se torna bem mais perigosa no inverno.

Outras notícias

Brasil tem 1º catálogo de ácaros e carrapatos

Brasil é um dos poucos países do mundo que produz dois tipos de café

Produtividade da cana-de-açúcar aumenta 0,7%, mostra boletim do CTC


Outras ações, explica a especialista, que precisam ser evitadas são a queima de lixo e jogar bitucas de cigarro às margens de estradas.


FORMAS DE PREVENÇÃO – Como forma de prevenção, a especialista recomenda que a população evite qualquer uso de fogo em dias de vento forte, geada ou estiagem prolongada. Quanto mais tempo sem chuva, maior é a chance de o fogo se espalhar. Em caso de focos de incêndio avistados, recomenda-se a comunicação imediata com o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.


O Estado reforça ainda que denúncias de queimadas irregulares podem ser feitas de forma anônima por meio do telefone 181 ou pelo aplicativo 190 PR. “O cuidado com o meio ambiente é uma responsabilidade coletiva, especialmente em uma estação em que a natureza se torna mais vulnerável ao fogo”, reforça Letícia.


Os incêndios florestais colocam em risco vidas, fauna e flora. Confira dicas fundamentais para preveni-los:

- Não solte balões – mesmo os “inofensivos” balões de festa causam grandes incêndios. Eles caem acesos e podem atingir áreas de vegetação seca. Soltar balão é crime!


- Evite fogueiras – em matas ou áreas secas são extremamente perigosas. Uma simples faísca pode se espalhar rapidamente com o vento. Prefira lanternas e outras fontes de luz seguras.


- Não jogue bituca e lixo nas estradas – garrafas de plástico, bitucas de cigarro e outros resíduos podem iniciar focos de incêndio. Além de poluir, o lixo acaba por virar combustível para o fogo.


- Reporte focos de incêndio – ao avistar fumaça ou fogo, avise imediatamente os Bombeiros (193) ou a Defesa Civil (41 3281-2512). Agir rápido pode evitar que o fogo se alastre.


- Crie aceiros em áreas rurais – Aceiros são faixas livres de vegetação ao redor de plantações e pastos. Eles funcionam como barreiras naturais contra o avanço do fogo

Veja também

Relacionadas

Agro
Imagem de destaque

Disponibilidade de carne de frango no mercado interno volta a níveis pré-gripe aviária

Agro
Imagem de destaque

Produção nacional de ovos desacelera no 3º trimestre, mas acumula recorde histórico

Agro

Produção de laranja decepciona e fica abaixo de 300 milhões de caixas pela segunda safra

Agro

Clima e praga desafiadora provocam maior queda na produção de laranja

Mais Lidas

Cidade
Cascavel e região

Casal é encontrado morto em terreno de associação no bairro Maria Luiza, em Cascavel

Cidade
Londrina e região

Moradores da Rua Guaporé denunciam encontros ilegais de carros em posto de gasolina

Cidade
Londrina e região

Alerta vermelho emitido pelo Simepar é inédito em Londrina e região

Cidade
Londrina e região

Startups de Londrina entram no ranking das 100 com maior potencial de investimento

Cidade
Londrina e região

Operação na CMTU: prefeito de Londrina prioriza auditoria de contrato do transporte coletivo

Podcasts

Podcast Pod Fala com a Tai | EP 7 | A herança Musical e Carreira Profissional | Victor Tadeu

Podcast Arte do Sabor | EP 2 | A Origem do Azeite | Vasco Campos

Podcast Pod ABC | EP 1| História do Nuselon | Pra. Telcia Oliveira

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.