Agro

Gosta de plantas e flores? Veja os destaques do setor de flores para a Primavera

10 set 2024 às 20:16

A chegada da primavera remete às flores, aromas e cores. Para ter um jardim colorido, porém, não é preciso necessariamente cultivar plantas que produzem flores. Os produtores de plantas ornamentais do Ceaflor, mercado especializado em flores e plantas, localizado em Jaguariúna (SP), realiza a 4ª edição do Dia de Negócios, nesta quarta-feira (11).


O Ceaflor comercializa plantas e árvores nativas, frutíferas e ornamentais produzidas no interior de São Paulo e em estados como Pernambuco, Minas Gerais, Espírito Santo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Entre as novidades nesta edição do Dia de Negócios estão a Alocasia talo negro, o Anthurium Veitchii, o Alecrim Australiano, entre outras, com destaque para as plantas ornamentais que trazem cores aos jardins, como as Aglaonemas tailandesas, Marantas, Singônios e Philodendrons.


“Orelha de elefante”


A Alocasia talo negro e o Anthurium Veitchii são novidades do Rio Grande do Sul. A primeira é uma rara cultivar da linha de Alocacia Macrorrhizos, conhecida como ‘Orelha de Elefante”, com a principal diferença de apresentar os talos e nervuras na cor roxa bem forte. 


O Anthurium Veitchii é nativo do noroeste da Colômbia. A planta apresenta porte e aparência impressionantes: quando adulta, sua folha pode chegar a um metro e meio. 


Adaptação fácil

O Alecrim Autraliano, uma planta resistente e de fácil cultivo, que se adapta a diferentes condições climáticas e tipos de solo. Com porte médio, é utilizado tanto como arbusto isolado, quanto linear, em cercas vivas.


A escassez hídrica também faz paisagistas repensarem os jardins: a Gazania Rigens, que apesar de ter a aparência da planta tradicional, é perene e exige menos água.


Tendências em flores e acessórios


O crescimento na oferta de flores de corte mais nobres, como Peônias, Wax Flower, Tulipas e Ranúnculos, são a nova tendência para buquês e decorações. 


Os floristas e decoradores vêm usando em seus arranjos flores nobres (e mais caras), mesclando-as com folhagens, que viabilizam preços e proporcionam um visual mais sofisticado.