Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Agro
Brasil

Governadores ‘do agro’ se reúnem no GAFFFF 2025 em São Paulo

Sem representantes oficiais do governo federal no painel, governadores enalteceram o agronegócio em evento
05 jun 2025 às 15:39
Por: Band
Viviane Taguchi

Governadores de estado que tem o agronegócio como um setor economicamente relevante se reuniram nesta quinta-feira (5), Dia Mundial do Meio Ambiente, no Global Agribusiness Festival (GAFFFF). O painel, mediado pelo executivo Rafael Furlanett, sócio-diretor da XP Investimentos, teve a presença de Tarcísio de Freitas (SP), Antonio Denaruim (RR), Eduardo Riedel (MS) e Ronaldo Caiado (GO).


O governador de SP, Tarcisio de Freitas ressaltou o papel do estado de São Paulo no agronegócio, considerou o setor “uma fortaleza”, e ainda afirmou que “em São Paulo, não há invasões de terras ou Abril Vermelho [mês marcado por inúmeras invasões em todo o Brasil]. “Aqui só tem azul, verde e amarelo”. 


O governador paulista ainda destacou que está atuando na regularização dos assentamentos, ligando-os à agroindústria. “Hoje, a gente está prestigiando um agro que só nos dá alegria”, disse Tarcísio. O governador ainda acrescentou que é necessário endurecer a legislação e cobrou “mais atitude” do governo federal”, em referência às ocupações de terras ocorridas em outras regiões.


No debate, ele destacou a importância da sustentabilidade no agronegócio. “Vamos desenvolver a nossa infraestrutura conciliando com a sustentabilidade. À medida que o ambiente se torna mais sensível, são necessários mais estudos. Mas, para empreendimentos de baixo impacto, temos buscado simplificar os processos de licenciamento para destravar esses investimentos”, afirmou.


Eduardo Riedel, governador de Mato Grosso do Sul, reforçou o papel do seu estado como uma potência de exportações agrícolas e os investimentos que foram realizados para facilitar o escoamento da produção através do Oceano Pacífico. Mas o político ainda reforçou que, apesar dos avanços, os processos burocráticos ainda travam o setor. “[o setor de logística] ainda enfrenta dificuldades nos licenciamentos e o que precisamos fazer agora é focar em viabilizar essas operações para monetizar. O meio ambiente tem valor de mercado e este setor vale muito dinheiro”, afirmou.

Outras notícias

Brasil tem 1º catálogo de ácaros e carrapatos

Brasil é um dos poucos países do mundo que produz dois tipos de café

Produtividade da cana-de-açúcar aumenta 0,7%, mostra boletim do CTC


Além do tema meio ambiente e governança, a segurança pública também foi tema do debate em tom de crítica dos governadores. O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), afirmou que a PEC da segurança pública busca tirar dos governadores a prerrogativa do tema. Caiado fez coro a outros governadores de estados do agronegócio e de oposição em críticas ao governo federal na segurança. “A PEC da segurança pública, onde o governo quer retirar de nós, governadores, a prerrogativa da segurança e passar para o Ministério da Justiça”, afirmou Caiado.


Abertura do evento


Mais cedo, outras lideranças políticas estiveram presentes na solenidade de abertura do evento, como o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo). Ele ressaltou o  crescimento do setor no estado, destacando a força de produtos além das commodities, como os queijos e as cachaças. “O ano passado foi um ano marcante para Minas Gerais. Pela primeira vez na história o estado exportou mais produtos do agro do que da mineração. Foram mais de R$ 100 bilhões exportados em 2024”, disse Zema. A cerimônia de abertura do evento também contou com a participação, dos deputados federais Alceu Moreira (MDB-RS), Pedro Lupion (PP-PR) e da senadora Tereza Cristian (PP-MS).

Veja também

Relacionadas

Agro
Imagem de destaque

Disponibilidade de carne de frango no mercado interno volta a níveis pré-gripe aviária

Agro
Imagem de destaque

Produção nacional de ovos desacelera no 3º trimestre, mas acumula recorde histórico

Agro

Produção de laranja decepciona e fica abaixo de 300 milhões de caixas pela segunda safra

Agro

Clima e praga desafiadora provocam maior queda na produção de laranja

Mais Lidas

Cidade
Cascavel e região

Casal é encontrado morto em terreno de associação no bairro Maria Luiza, em Cascavel

Cidade
Londrina e região

Semana terá chuvas e variação de temperaturas em Londrina; confira a previsão

Cidade
Cascavel e região

Mulher capota carro enquanto era perseguida pela Guarda Municipal em Cascavel

Cidade
Londrina e região

Moradores da Rua Guaporé denunciam encontros ilegais de carros em posto de gasolina

Cidade

Câmera registra homem atirando diversas vezes em rua no bairro Santa Felicidade

Podcasts

Podcast Pod Fala com a Tai | EP 7 | A herança Musical e Carreira Profissional | Victor Tadeu

Podcast Arte do Sabor | EP 2 | A Origem do Azeite | Vasco Campos

Podcast Pod ABC | EP 1| História do Nuselon | Pra. Telcia Oliveira

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.