Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Agro
Brasil

Gripe aviária: Ministério da agricultura descarta três casos suspeitos

As investigações acerca do caso positivo de Montenegro e das aves do Zoológico de Sapucaia do Sul passam por uma análise genômica para determinar a origem e cepa do vírus
19 mai 2025 às 21:14
Por: Band
Reprodução

O ministro da agricultura, Carlos Fávaro, confirmou que três amostras que estavam em análise, sob suspeita de gripe aviária de alta patogenicidade (IAAP) tiveram resultado negativo para o vírus. A informação foi divulgada pelo ministro no início da noite desta segunda-feira (19). A pasta ainda aguarda outros quatro resultados, que devem ser anunciados nesta terça-feira (20). 


De acordo com Fávaro, negativaram as amostras coletadas em Nova Brasilândia (MT), Triunfo (RS) e Grancho Cardoso (SE). Todas eram de aves de subsistência. As amostras que ainda estãos sendo processadas foram coletadas em granjas comerciais localizadas em Aguiarnópolis (TO) e Ipumirim (SC) e em uma propriedade doméstica localizada em Salitre, no Ceará. No início da noite desta segunda-feira, uma nova investigação, com amostras coletadas em uma propriedade próxima a Montenegro, teve início.


As investigações acerca do caso positivo de Montenegro e das aves do Zoológico de Sapucaia do Sul passam por uma análise genômica para determinar a origem e cepa do vírus. “Nós sabemos que era a gripe aviária de alta patogenicidade (IAAP), mas precisamos entender se os dois casos são os mesmos tipos de vírus”, afirmou o ministro. 


Até a tarde desta segunda-feira (19), 11 países haviam notificado o Brasil com suspensões aos produtos avícolas produzidos em todo o país: China, União Europeia (27 países), México, Coreia do Sul, Chile, Canadá, Uruguai, Malásia, Argentina. Cuba e Barhein suspenderam apenas os produtos produzidos no Rio Grande do Sul, enquanto o Japão, suspendeu apenas os produtos da cidade de Montenegro. 


O governo de Singapura notificou o governo brasileiro que não importaria produtos do raio de 10 quilômetros, porém, de acordo com Fávaro não há nenhuma outra agroindústria exportadora nessa área. Para outros países que possuem acordos zoossanitários com o Brasil, os certificados (documento necessário para a exportação) deixaram de ser emitidos.  Os Estados Unidos, atualmente o maior importador de ovos brasileiros, não emitiu nenhuma notificação de suspensão aos produtos avícolas brasileiros. 

Outras notícias

Brasil tem 1º catálogo de ácaros e carrapatos

Brasil é um dos poucos países do mundo que produz dois tipos de café

Produtividade da cana-de-açúcar aumenta 0,7%, mostra boletim do CTC


Fávaro explicou que, após a finalização das ações de desinfecção da granja em Montenegro e das propriedades localizadas no raio de 10 quilômetros, se não houver o registro de nenhum outro caso positivo de gripe aviária, o Brasil dá início, a partir do dia 21 de maio, a contagem de 28 dias para retomar as exportações. “Se neste período, ou até menos, em 15 dias, não for registrado nenhum outro caso de gripe aviária no país, o status livre da doença é restabelecido”, diz. “É um período [28 dias] suficiente para a quebra do ciclo do víru H5N1”.


Fávaro disse que passará a discutir, a partir desta terça-feira (20), a criação de um fundo de auxílio a produtores rurais atingidos por epidemias. “Existem fundos municipais, estaduais e até privados, mas defenderei que exista um fundo nacional para auxiliar produtores nestas situações [de doenças e epidemias]”, disse.


O ministro acredita que, apesar de uma possível aumento da oferta de carne de frango e ovos no mercado, os preços dos alimentos não devem cair significativamente. “Eu acredito que haverá uma estabilidade nos preços de carne de frango e ovos no Brasil. O preço de ovos já vinha caindo antes da gripe aviária e as exportações de ovos não devem ser afetadas”, afirma. “Até porque 70% dos produtos avícolas produzidos permanecem no mercado interno”.

Veja também

Relacionadas

Agro
Imagem de destaque

Disponibilidade de carne de frango no mercado interno volta a níveis pré-gripe aviária

Agro
Imagem de destaque

Produção nacional de ovos desacelera no 3º trimestre, mas acumula recorde histórico

Agro

Produção de laranja decepciona e fica abaixo de 300 milhões de caixas pela segunda safra

Agro

Clima e praga desafiadora provocam maior queda na produção de laranja

Mais Lidas

Cidade
Cascavel e região

Casal é encontrado morto em terreno de associação no bairro Maria Luiza, em Cascavel

Cidade
Londrina e região

Semana terá chuvas e variação de temperaturas em Londrina; confira a previsão

Cidade
Cascavel e região

Mulher capota carro enquanto era perseguida pela Guarda Municipal em Cascavel

Cidade
Londrina e região

Moradores da Rua Guaporé denunciam encontros ilegais de carros em posto de gasolina

Cidade

Câmera registra homem atirando diversas vezes em rua no bairro Santa Felicidade

Podcasts

Podcast Pod Fala com a Tai | EP 7 | A herança Musical e Carreira Profissional | Victor Tadeu

Podcast Arte do Sabor | EP 2 | A Origem do Azeite | Vasco Campos

Podcast Pod ABC | EP 1| História do Nuselon | Pra. Telcia Oliveira

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.