O Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná IAPAR-EMATER (IDR Paraná) realizou ontem o primeiro Show Rural Agroecológico de Inverno em Cascavel, oeste do estado. O evento contou com a presença maciça de centenas de agricultores, professores, estudantes, indígenas e até público urbano, como donas de casa, que foram aprender novas tecnologias geradas pelo Instituto e entidades parcerias -14 no total. O dia de campo foi viabilizado pelo Convênio Vitórias (Vitrine Tecnológica de Orientações para a Agroecologia e Sustentabilidade), uma parceria entre IDR Paraná, Itaipu Binacional e Fundação de Apoio à Pesquisa e ao Desenvolvimento do Agronegócio (Fapeagro).
“Nosso objetivo é preservar o meio ambiente, trazer rentabilidade para as famílias e também benefícios para a sociedade de maneira geral com produtos de melhor qualidade nutricional e também sanitária para alimentação humana”, esclareceu a diretora de pesquisa e inovação do IDR Paraná, Vânia Moda Cirino.
Organizada em forma de uma propriedade rural modelo, os visitantes puderam conhecer tecnologias sustentáveis para produzirem mais e melhor, sem agredir o meio ambiente, preservando a saúde do trabalhador e garantindo alimentos saudáveis ao consumidor. O primeiro Show Rural Agroecológico de Inverno ocorreu na VITAL (Vitrine Tecnolígica de Agroecologia), com 4,4 mil metros quadrados, mais de 40 tecnologias de manejo e aproximadamente 200 espécies de cultivos, desde cereais de inverno, passando por plantas medicinais e condimentares, até cultivos florestais. O evento faz parte da edição de inverno do Show Rural Coopavel, que termina hoje em Cascavel.
“Estamos apresentando diversas ferramentas, técnicas, sistemas de produção orgânicos que podem ser opções para o agricultor que deseja adotar o sistema orgânico e, além disso, trazer outras opções alternativas, muitas delas até meio esquecidas, que tragam bom rendimento e gerem uma renda extra ao produtor”, acrescentou o pesquisador do IDR Paraná Luiz Odenath.
PÚBLICO URBANO
Técnicos, pesquisadores e extensionistas do IDR Paraná e das entidades parceiras realizaram demonstrações práticas, explicaram novas técnicas de produção e tiraram dúvidas dos visitantes, que também puderam trocar experiências entre si.
A dona de casa Maria Gobbato não tem uma propriedade rural, mas fez questão de visitar a Vitrine Agroecológica para aprender mais e compartilhar as novidades com vizinhos e amigos. “Meu quintal é uma farmácia viva, uma agrofloresta”, contou. “Repasso as novidades, mudas, chazinhos, ensino receitas e faço xaropes”, completou.
Guiomar Neves, produtora rural de Vera Cruz do Oeste, foi uma das visitantes do Show Rural Agroecológico de Inverno. Ela destacou a grande variedade de plantas medicinais na VITAL. Algumas delas conhecidas, outras não. “Pude ver o que há de diferente e quero implantar lá na minha propriedade. Agora é só colocar em prática”, afirmou animada com o resultado.
PARCERIAS
O Show Rural Agroecológico de Inverno ocorreu na VITAL, que conta com o apoio da Coopavel, Itaipu Binacional, IDR Paraná, Embrapa, Fapeagro, Unioeste (campus Marechal Cândido Rondon), Universidade Federal do Paraná (campus Palotina), Universidade Federal da Fronteira Sul (campus Laranjeiras do Sul), CAPA, Biolabore, Gebana, Central de Cooperativas de Reforma Agrária, Rede Ecovida de Agroecologia e Associação Paranaense de Saúde Popular.