Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Agro
Brasil

México flexibiliza regras e libera importação de frangos brasileiros, exceto do RS

Veja quais são os países que ainda estão deixando de comprar frangos e ovos do Brasil devido à gripe aviária
11 jun 2025 às 15:57
Por: Band
Foto: Gilson Abreu/Arquivo AEN

O México anunciou que flexibilizou as regras para a importação de carne de frango do Brasil e vai manter restritas apenas as importações para os produtos produzidos no Rio Grande do Sul, onde houve um foco de Gripe Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP) em uma granja de matrizes, detectado no dia 16 de maio. A decisão foi confirmada pelo Ministério da Agricultura (Mapa). Até então, o Mexico havia suspendido a entrada da carne de frango de todo o Brasil.


De acordo com o Mapa, nesta terça-feira (10), a Mauritânia anunciou a suspensão das importações de carne de frango de todo o território brasileiro, e Omã, interrompeu as compras provenientes do Rio Grande do Sul. Ao todo, as exportações de carne de frango de todo o território brasileiro ainda estão suspensas para 21 destinos, segundo o ministério.


As suspensões foram automaticamente impostas após a confirmação do caso em Montenegro (RS) e devem permanecer até o dia 18 de junho, quando termina o período de vazio sanitário. Estão suspensas temporariamente os embarques de produtos avícolas brasileiros para China, União Europeia, Iraque, Coreia do Sul, Chile, Filipinas, África do Sul, Peru, Albânia, Canadá, República Dominicana, Uruguai, Malásia, Mauritânia, Argentina, Timor Leste, Marrocos, Índia, Sri Lanka, Macedônia do Norte e Paquistão, conforme o levantamento da pasta. Outros 140 países não alteraram as regras de importação.


A lista inclui as nações que suspenderam as importações de produtos avícolas do Brasil e para os quais o Brasil interrompeu a certificação das exportações conforme prevê o acordo sanitário estabelecido com cada país. As suspensões temporárias e cautelares de compras de frango brasileiro de todo o território brasileiro, do Estado do Rio Grande do Sul, do município de Montenegro ou do raio de 10 km de onde o foco foi detectado estão previstas no protocolo sanitário acordado com o Brasil e os países importadores.


De acordo com o ministério, até esta quarta-feira (11), 19 mercados mantinham suspensas as importações de frango proveniente do Rio Grande do Sul: Arábia Saudita, México, Kuwait, Reino Unido, Omã, Rússia, Belarus, Armênia, Quirguistão, Angola, Turquia, Bahrein, Cuba, Montenegro, Namíbia, Casaquistão, Bósnia e Herzegovina, Tajiquistão e Ucrânia. Países como o Japão, Emirados Árabes Unidos, Catar e Jordânia suspenderam as compras de carne de frango e derivados do município de Montenegro (RS).

Outras notícias

Brasil tem 1º catálogo de ácaros e carrapatos

Brasil é um dos poucos países do mundo que produz dois tipos de café

Produtividade da cana-de-açúcar aumenta 0,7%, mostra boletim do CTC


Os protocolos acordados entre Brasil e Cingapura, Hong Kong, Argélia, Índia, Lesoto, Mianmar, Paraguai, São Cristóvão e Nevis, Suriname, Usbequistão, Vanuatu e Vietnã preveem a regionalização dos embarques para um raio de 10 quilômetros do foco de influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP). "O Ministério permanece em articulação com as autoridades sanitárias dos países importadores, prestando, de forma ágil e transparente, todas as informações técnicas necessárias sobre o caso. As ações adotadas visam garantir a segurança sanitária e a retomada segura das exportações o mais breve possível", disse a pasta em nota.

Veja também

Relacionadas

Agro
Imagem de destaque

Disponibilidade de carne de frango no mercado interno volta a níveis pré-gripe aviária

Agro
Imagem de destaque

Produção nacional de ovos desacelera no 3º trimestre, mas acumula recorde histórico

Agro

Produção de laranja decepciona e fica abaixo de 300 milhões de caixas pela segunda safra

Agro

Clima e praga desafiadora provocam maior queda na produção de laranja

Mais Lidas

Cidade
Cascavel e região

Casal é encontrado morto em terreno de associação no bairro Maria Luiza, em Cascavel

Cidade
Londrina e região

Moradores da Rua Guaporé denunciam encontros ilegais de carros em posto de gasolina

Cidade
Londrina e região

Alerta vermelho emitido pelo Simepar é inédito em Londrina e região

Cidade
Londrina e região

Operação na CMTU: prefeito de Londrina prioriza auditoria de contrato do transporte coletivo

Cidade
Londrina e região

Startups de Londrina entram no ranking das 100 com maior potencial de investimento

Podcasts

Podcast Pod Fala com a Tai | EP 7 | A herança Musical e Carreira Profissional | Victor Tadeu

Podcast Arte do Sabor | EP 2 | A Origem do Azeite | Vasco Campos

Podcast Pod ABC | EP 1| História do Nuselon | Pra. Telcia Oliveira

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.