Agro

Ovo mais barato: férias escolares provocam queda nos preços

18 jul 2025 às 16:36

Os preços dos ovos estão em queda em todo o Brasil e as principais causas dessa baixa são as férias escolares, que fizeram a demanda cair drasticamente. A informação é do Centro de Estudos de Economai Aplicada (Cepea), que acompanha o mercado. 


Segundo os pesquisadores do setor, com a baixa procura por ovos, os produtores concederam descontos nas negociações, e isso intensificou ainda mais a queda nos preços. 


Segundo colaboradores do Cepea, embora as temperaturas mais amenas registradas em diversas regiões do País tenham contribuído para uma redução da produção, o ritmo lento das vendas também impactaram o mercado. 


Desde a semana passada, o setor nacional de ovos também está atento às tarifas anunciadas pelo governo dos Estados Unidos. No primeiro semestre deste ano, os EUA foram destino de 61% do volume exportado pelo Brasil, com destaque para o ritmo acelerado das compras, que vêm renovando recordes mensais nos últimos cinco meses e já acumulam alta expressiva de 1.274% em relação ao mesmo período do ano passado. Os técnicos do Cepea, destacam, porém, que as exportações brasileiras de ovos representam apenas 1% da produção nacional e, ainda que as exportações aos EUA sejam suspensas, não deve impactar os preços significativamente, ao contrário de outros setores do agro.