Agro

Panetones brasileiros driblam tarifaço de Trump e brilham nos Estados Unidos

11 set 2025 às 17:16

O panetone, um ícone das festas de fim de ano, é um produto destaque nas exportações brasileiras. das agroindústrias de alimentos. Conforme dados da Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias, Pães e Bolos Industrializados (Abimapi), em 2024, foram exportados 5,2 mil toneladas de panetones, e o setor faturou R$ 121,9 milhões.


Rodrigo Iglesias, diretor internacional da Abimpai, conta que o panetone é o quarto produto mais relevante da pauta exportadora da cesta Abimapi, atrás dos biscoitos. “A importância do panetone é ainda mais evidente quando se observa que as exportações das empresas associadas representam 95% de todos os panetones brasileiros exportados para o mundo", explica.


Além do volume, o panetone se destaca pelo valor de mercado considerando os investimentos na composição dos produtos, além das embalagens presenteáveis. "Em 2024, o preço médio FOB do panetone exportado foi de USD 4 por kg (cerca de R$ 21,70 por kg) – o produto com maior valor agregado do setor considerando os preços de embarque USD/kg", pontua o diretor. O panetone tradicional de frutas é a porta de entrada para o desenvolvimento da categoria, mas são os recheados e com gotas de chocolate que estão diferenciando as marcas brasileiras no exterior.


O panetone brasileiro atravessa os oceanos chegando em todos os continentes. A diversificação dos destinos é recente, conquistada pós pandemia por meio de campanhas, estratégias de trade marketing e promoção comercial em feiras internacionais com apoio do projeto setorial Amazing Foods Brazil, parceria entre Abimapi e ApexBrasil. “Por meio do programa de fomento às exportações, as empresas do setor participaram de mais de dez feiras internacionais no Brasil e pelo mundo, só em 2025, em busca da ampliação das exportações e diversificação dos destinos". 


Entre os meses de janeiro a agosto de 2025, o diretor explica que as exportações de panetone dobraram em relação ao mesmo período de 2024. O produto brasileiro alcançou a marca de US$ 11,2 milhões de dólares e 2,9 mil toneladas até o momento.


O mercado dos EUA é o maior comprador dos panetones brasileiros. Em 2024, foram 3,2 mil toneladas sobre faturamento de US$ 12,1 milhões (ou cerca de R$ 70 milhões). "Em 2025, mesmo com a taxação de 50% aos produtos brasileiros, nossas exportadoras manterão os projetos estruturados para distribuição de panetones. Foram antecipados embarques e muitas negociações para garantir continuidade às campanhas. São vendas super planejadas e estruturadas porque são muito estratégicas devido ao retorno do produto para as marcas e o alto valor agregado do item, com poucas opções de substitutos”, pontua. “Até agosto deste ano, as exportações de panetone para os Estados Unidos cresceram 130%, embarcamos 1,8 mil toneladas, com faturamento de 6,7 milhões de dólares. Esperamos concluir 2025 mantendo o volume de embarques ao país", afirma. 


Rodrigo explica que as empresas exportadoras já possuem experiência nas negociações internacionais, iniciando os anos fechando os principais contratos para as vendas de panetones no 2º semestre. Assim, o início dos embarques de panetones em julho deste ano sinalizam incremento das exportações que vão além do mercado norte-americano. Japão, México, Venezuela, Peru, Canadá, República Dominicana e Chile cresceram mais de cinco vezes até o momento. “Isso mostra maior planejamento estratégico das empresas para desenvolver o portfólio sazonal de panetones no mercado externo”, conclui.