Agro

Preço da manga Tommy cai 22% no mercado interno devido à alta oferta no Nordeste

10 fev 2026 às 10:55

A elevada oferta de manga do Vale do São Francisco (BA/PE) tem provocado queda nos preços de negociação da fruta no mercado interno. Segundo agentes consultados pelo Hortifrúti/Cepea, a disponibilidade da variedade tommy está maior neste início de fevereiro.


Na primeira semana de fevereiro (de 2 a 6), a manga tommy foi comercializada a uma média de R$ 0,99 por quilo, o que representa uma redução de 22% em relação ao valor registrado no encerramento de janeiro.

Em Livramento de Nossa Senhora (BA), no entanto, o preço da tommy apresentou maior firmeza. A média ficou em R$ 1,24 por quilo na semana passada. Nesse caso, o suporte veio da diminuição dos volumes colhidos nos municípios vizinhos, o que ajudou a sustentar as cotações locais.


Quanto às exportações para o mercado europeu, o ritmo segue aquecido, mas ainda insuficiente para evitar a desvalorização da fruta no mercado interno brasileiro.


Para as próximas semanas, a expectativa é de que a oferta de manga diminua no Semiárido nordestino. Esse movimento, aliado à finalização da safra paulista, pode favorecer uma recuperação dos preços.