Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Agro
Brasil

Estado investe R$ 2 milhões em projeto pioneiro de agricultura de precisão em 20 propriedades

A iniciativa é fruto de uma articulação da Secretaria da Inovação e Inteligência Artificial com a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI)
10 fev 2026 às 14:39
Por: Agência Estadual de Notícias
Gabriel Pires/SEIA

O Governo do Estado oficializou um investimento de R$ 2,1 milhões nesta terça-feira (10) para viabilizar o projeto "CIA-Agro – Módulo Paraná". O anúncio foi feito no Show Rural Coopavel, em Cascavel, no estande da UTFPR.


Na prática, o CIA-Agro Módulo Paraná promoverá a implantação de um sistema piloto de agricultura de precisão em cerca de 20 propriedades rurais nas regiões Norte e Oeste do Paraná, onde será realizado o monitoramento de máquinas agrícolas via telemetria e a instalação de sensores para a coleta de dados agronômicos, ambientais e operacionais. O projeto terá duração de 27 meses.


Além do desenvolvimento tecnológico, o projeto foca na disseminação do conhecimento. Estão previstas a criação de vitrines tecnológicas para demonstração de soluções e a realização de eventos e treinamentos voltados para a capacitação de produtores, técnicos, pesquisadores e estudantes.


A iniciativa é fruto de uma articulação da Secretaria da Inovação e Inteligência Artificial com a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI). A execução será viabilizada pela Fundação Araucária, em parceria com a Universidade Estadual de Londrina (UEL). A coordenação técnica ficará a cargo do Centro de Inteligência Artificial no Agro (CIA-Agro/UEL).


O projeto integra uma cooperação técnica internacional entre Brasil e Japão, envolvendo a Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA). O projeto paranaense faz parte de uma rede nacional dedicada à organização e análise estratégica de dados agrícolas através de sensores e plataformas digitais.

Outras notícias

Brasil lidera exportação mundial de algodão e foca em qualidade da fibra

Preço do feijão carioca atinge recorde histórico no começo de fevereiro

Com arábica em falta, Brasil reduz exportações de café em 31% em janeiro


O projeto conta ainda com uma robusta rede de parceiros, incluindo unidades da Embrapa (Soja, Agricultura Digital e Instrumentação), UTFPR (campus Medianeira e Cornélio Procópio), IDR-Paraná, Fundação ABC e as cooperativas Integrada, C.Vale e Lar, além do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).


O secretário da Inovação e Inteligência Artificial, Alex Canziani, ressaltou que a iniciativa consolida o compromisso do Estado em levar a tecnologia de ponta para quem mais precisa. "Nosso objetivo é democratizar a inovação. Por meio desta articulação com a academia, estamos garantindo que o pequeno e o médio produtor paranaense tenham acesso a ferramentas de inteligência artificial que antes eram restritas aos grandes grupos", afirmou.


CIA-Agro é o Centro de Inteligência Artificial para a Agricultura da UEL, que atua como a unidade de coordenação técnica e científica do projeto. Ele é estruturado como um NAPI (Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação), uma solução sociotécnica da Fundação Araucária que organiza pesquisadores em redes colaborativas para responder a demandas reais de setores estratégicos do Paraná.


Para o diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da Fundação Araucária, Luiz Márcio Spinosa, o diferencial do projeto reside no modelo de colaboração em rede. "O CIA-Agro, operando como um NAPI, exemplifica como a união entre pesquisadores e o setor produtivo pode gerar respostas rápidas e eficazes para os desafios do agronegócio. Estamos investindo não apenas em equipamentos, mas na inteligência paranaense para criar um legado de conhecimento que ficará como patrimônio da nossa universidade e do nosso Estado", destacou.

Veja também

Relacionadas

Agro
Imagem de destaque

Preço do açúcar cristal atinge menor patamar real em seis anos no mercado paulista

Agro
Imagem de destaque

Preço do etanol hidratado recua em São Paulo após quatro meses de altas consecutivas

Agro

Preço do trigo mantém firmeza no Sul e em SP diante de estoques baixos e exportação ativa

Agro

Preço da manga Tommy cai 22% no mercado interno devido à alta oferta no Nordeste

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Motociclista de 23 anos morre após ser atingido por carro: motorista teria fugido do local

Cidade
Brasil

Comércio de rua e shoppings de Londrina mantêm funcionamento normal durante o Carnaval

Cidade
Londrina e região

Motorista envolvido em acidente que matou jovem em Londrina é identificado

Cidade
Londrina e região

Acidente grave entre dois carros mata três pessoas na BR-369

Cidade
Londrina e região

Padre Esvildo Pelucchi, da EPESMEL, morre em Londrina após complicações de saúde

Podcasts

Podcast Falando de Gestão | EP 47 | Gestão, Educação e Propósito | Dilson Catarino

Podcast Café Com Edu Granado | EP 50 | Mundo da Beleza com Propósito | Gustavo Campassi

Podcast Arte do Sabor | EP 10 | ​​Azeite: o toque essencial na gastronomia

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.