Todos os locais
Todos os locais
Agro
Brasil

Safra de laranja brasileira tem queda de 25% com 230,8 milhões de caixas

Clima e o avanço do Greening foram os principais fatores que reduziram a safra de citros no Brasil
11 abr 2025 às 16:25
Por: Band
Foto: Pixabay

O Brasil vai produzir 25% menos laranjas na safra 2024/2025 chegando a 230,8 milhões de caixas de 40,8 quilos, apontou o relatorio final do Fundecitrus. O número é referente à produção do do cinturão citrícola de São Paulo e Triângulo/Sudoeste Mineiro, que é a mais importante do setor no país. Na safra anterior, a safra de laranja foi de 307,2 milhões de caixas.


Esta safra foi confirmada como a segunda menor dos últimos 37 anos e considerada atípica devido às condições climáticas adversas e à emissão extremamente tardia e expressiva da quarta florada. As condições climáticas adversas, como clima mais seco e temperaturas mais elevadas, além da incidência do greening, foram os principais fatores pela baixa produção dessa temporada, reduzindo a quantidade e o peso dos frutos. Por outro lado, uma emissão tardia e expressiva da quarta florada atenuou uma quebra que poderia ter sido maior.


De acordo com o diretor-executivo do Fundecitrus, Juliano Ayres, essas condições somadas à intensidade de greening no cinturão citrícola foram determinantes para a redução da produção em relação à expectativa inicial. “Embora as previsões meteorológicas apontassem para pouca chuva na época de desenvolvimento dos frutos, o impacto das condições climáticas de maio a agosto de 2024 foi muito mais intenso do que o previsto. O volume de chuvas ficou 31% abaixo do previsto, enquanto as temperaturas máximas registraram médias de 3 ºC a 4 ºC acima da média histórica”, explica.


A combinação desses fatores resultou na antecipação da colheita e na produção de frutos menores do que o estimado. A seca afetou o desenvolvimento dos frutos e as altas temperaturas aceleraram sua maturação, levando à antecipação da colheita para bem antes do início das chuvas. Como consequência, uma grande parte da safra foi colhida em um cenário de seca, resultando em menor peso dos frutos.


Índice de queda e tamanho dos frutos

Outras notícias

Chuvas no fim de abril são bem-vindas às lavouras de café

Participação das exportações brasileiras de algodão é a maior da história

Presença compradora e recuo vendedor estabilizam cotações do arroz


Com esse cenário, considerando todas as variedades e floradas, o peso médio das laranjas foi de 159 gramas, sendo que os frutos de primeira, segunda e terceira floradas atingiram 162, e os frutos da quarta florada 146 gramas.


O ritmo mais acelerado de colheita contribuiu para diminuir a taxa de queda de frutos e as perdas na produção. A taxa média de queda no cinturão citrícola foi de 17,8% no acumulado geral desde o início da safra, sendo a menor taxa registrada nos últimos cinco anos. As perdas estimadas com a queda foram de 50 milhões de caixas ao longo da safra. Os principais motivos foram o greening, responsável por 9,05% e 25 milhões de caixas perdidas, o bicho-furão e as moscas-das-frutas responsáveis por 4,11%  e 12 milhões de caixas, além de outros motivos, como queda natural e mecânica, pinta preta, leprose e cancro cítrico.

Veja também

Relacionadas

Agro
Imagem de destaque

Tratores que fazem sucesso na Europa serão lançados na Agrishow 2025

Agro
Imagem de destaque

Safra de cana 2025/26 tem estimativa de queda

Agro

Bancada do agro quer Plano Safra de R$ 599 bilhões e R$ 6 bilhões para seguro rural

Agro

Indicador do etanol hidratado fecha semana estável

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Briga marcada pela internet termina com alunos feridos em frente ao Colégio Champagnat

Paraná
Paraná

Jovem sofre emboscada e acaba esfaqueada por 3 adolescentes em Sarandi

Cidade
Cascavel e região

Corpo de desaparecido após acidente em torneio de pesca no Lago de Itaipu é encontrado

Cidade
Londrina e região

PCPR conclui inquérito sobre acidente que causou a morte da motociclista na Rua Humaitá

Cidade
Londrina e região

Barulho e confusão na Avenida Prefeito Faria Lima geram reclamações de moradores

Podcasts

Podcast Falando de Gestão | EP 8 | O caminho para o sucesso nas vendas | Lázaro Vieira

Podcast Pod Tah | EP 8 | Caio Garcia

CINTIA INVEST | EP 8 | SILVIA GAZDA

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.