Todos os locais
Todos os locais
Agro

Saiba por que os javalis são considerados uma das piores pragas da agricultura

29 dez 2023 às 20:34
Por: Band
- Foto: Reprodução/CNA

Os javalis e os javaporcos são considerados, pela União Internacional para Conservação da Natureza (UICN), uma das 100 piores pragas agrícolas e ambientais do mundo. Nesta semana, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) anunciou que retomou a emissão de licenças para a sua caça, manejo e controle de javalis, e em Santa Catarina, uma lei (Lei nº 18.817) foi sancionada pelo governador Jorginho Mello (PL) com regras para o controle populacional desses animais através da caça, armadilhas ou métodos aprovados por órgãos ambientais. Entenda por que os javalis e os javaporcos são considerados as piores pragas da agricultura.


Os javalis (sus scrofa) são animais conhecidos por destruir plantações, pisoteando ou escavando a terra em busca de alimentos, prejudicar o acesso da fauna nativa aos recursos naturais e destruir nascentes de rios com o hábito, invadir propriedades como granjas de aves, por exemplo, em busca de comida. De acordo com a Confederação Nacional da Agricultura (CNA), eles podem, em um dia, destruir 10% de uma lavoura. Javalis podem chegar a pesar 200 quilos, atacam pessoas que vivem na zona rural e ainda podem transmitir doenças como a Peste Suína Africana (PSA). 


Esses animais são originários da região norte da África e sudoeste da Ásia, mas foram ocupando diversas regiões do mundo. No Brasil, eles chegaram através da fronteira com o Uruguai, no Rio Grande do Sul, e são considerados uma espécie exótica invasora. Nos anos 1990, com a popularização da carne de javali e criações do animal para a obtenção de carne, surgiram propriedades dedicadas à criação do animal, mas eles fugiam dos criatórios e passaram a se reproduzir sem controle no Brasil. 


O que é javaporco?


O javaporco é resultado do cruzamento entre um javali e um porco doméstico. As duas espécies compartilham um ancestral comum e geram descendentes férteis. Os javaporcos são ferozes, têm caninos maiores que os do javali e podem pesar mais de 300 quilos. 

Outras notícias

Preço do Etanol Hidratado encerra outubro em alta

Cresce vantagem do preço doméstico sobre exportação do açúcar

Clima prejudica lavouras de trigo no Sul; preços sobem com força em SP


Javaporcos andam em bandos (e atacam lavouras e pessoas) em grupos. Eles se multiplicam rapidamente, normalmente perto de lavouras de milho, que são o seu alimento predileto, mas eles também comem ovos, raízes, minhocas e insetos.


Controle ambiental


O controle de javalis e javaporcos no Brasil pelo Ibama começou em 2013, com o abate para controle populacional, mas a venda e a distribuição da carne são proibidas, já que há riscos sanitários como a transmissão de doenças para os seres humanos como a toxoplasmose e a triquinelose, entre outras, e o risco de contaminação em rebanhos comerciais de suínos.

Veja também

Relacionadas

Agro
Imagem de destaque

Industrialização e tecnologia no campo impulsionam a cadeia do leite no Paraná

Agro
Imagem de destaque

Indicadores da soja são os maiores deste ano

Agro

Valores dos ovos se enfraquecem nesta segunda quinzena

Agro

Desde maio, valorização da raiz de mandioca chega a 60%

Mais Lidas

ELEIÇÕES 2024
Londrina e região

Tiago Amaral é eleito prefeito de Londrina com 143.745 votos neste domingo

Cidade
Londrina e região

Jovem de 26 anos morre em confronto com a PM após perseguição em Londrina

Cidade
Londrina e região

Homem de 34 anos é ejetado de carro em capotamento e morre na PR-445, em Londrina

Paraná
Londrina e região

Corpos de jovem e adolescente são encontrados em carro submerso no Paraná

Cidade
Londrina e região

PM teria se envolve em confusão após suposta cobrança de dívida em Londrina

Podcasts

TURISMO

Podcast A Hora do Café - EP4 - Fernanda Corrêa da Rota do Café

A HORA DO CAFÉ

Podcast A Hora do Café - EP3 - Cris Malauz barista e empreendedora

VEJA

Podcast - Por Trás das Câmeras - EP6 - Conheça a história de Maika Martins

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.