Todos os locais
Todos os locais
Agro

Saiba por que os javalis são considerados uma das piores pragas da agricultura

29 dez 2023 às 20:34
Por: Band
Foto: Reprodução/CNA

Os javalis e os javaporcos são considerados, pela União Internacional para Conservação da Natureza (UICN), uma das 100 piores pragas agrícolas e ambientais do mundo. Nesta semana, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) anunciou que retomou a emissão de licenças para a sua caça, manejo e controle de javalis, e em Santa Catarina, uma lei (Lei nº 18.817) foi sancionada pelo governador Jorginho Mello (PL) com regras para o controle populacional desses animais através da caça, armadilhas ou métodos aprovados por órgãos ambientais. Entenda por que os javalis e os javaporcos são considerados as piores pragas da agricultura.


Os javalis (sus scrofa) são animais conhecidos por destruir plantações, pisoteando ou escavando a terra em busca de alimentos, prejudicar o acesso da fauna nativa aos recursos naturais e destruir nascentes de rios com o hábito, invadir propriedades como granjas de aves, por exemplo, em busca de comida. De acordo com a Confederação Nacional da Agricultura (CNA), eles podem, em um dia, destruir 10% de uma lavoura. Javalis podem chegar a pesar 200 quilos, atacam pessoas que vivem na zona rural e ainda podem transmitir doenças como a Peste Suína Africana (PSA). 


Esses animais são originários da região norte da África e sudoeste da Ásia, mas foram ocupando diversas regiões do mundo. No Brasil, eles chegaram através da fronteira com o Uruguai, no Rio Grande do Sul, e são considerados uma espécie exótica invasora. Nos anos 1990, com a popularização da carne de javali e criações do animal para a obtenção de carne, surgiram propriedades dedicadas à criação do animal, mas eles fugiam dos criatórios e passaram a se reproduzir sem controle no Brasil. 


O que é javaporco?


O javaporco é resultado do cruzamento entre um javali e um porco doméstico. As duas espécies compartilham um ancestral comum e geram descendentes férteis. Os javaporcos são ferozes, têm caninos maiores que os do javali e podem pesar mais de 300 quilos. 

Outras notícias

Produtores de citros intensificam manejo de pragas

SP: emprego no agronegócio atinge 28 milhões em 2024

Vacina brasileira contra gripe aviária em humanos aguarda fase de testes


Javaporcos andam em bandos (e atacam lavouras e pessoas) em grupos. Eles se multiplicam rapidamente, normalmente perto de lavouras de milho, que são o seu alimento predileto, mas eles também comem ovos, raízes, minhocas e insetos.


Controle ambiental


O controle de javalis e javaporcos no Brasil pelo Ibama começou em 2013, com o abate para controle populacional, mas a venda e a distribuição da carne são proibidas, já que há riscos sanitários como a transmissão de doenças para os seres humanos como a toxoplasmose e a triquinelose, entre outras, e o risco de contaminação em rebanhos comerciais de suínos.

Veja também

Relacionadas

Agro
Imagem de destaque

'Tarifaço' de Trump gera preocupações no setor hortifrutícola

Agro
Imagem de destaque

Médias do ovo caem em março, mas ficam acima das de um ano atrás

Agro

Secretaria de Agricultura participa do 2º Encontro de Meliponicultura e Apicultura na ExpoLondrina

Agro

Quais são os produtos brasileiros mais afetados pelas tarifas de Trump

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Caminhão tanque tem vazamento de combustível e Avenida Dez de Dezembro é interditada

Cidade
Cascavel e região

Copel se posiciona após funcionário ser preso com caminhão carregado de celulares contrabandeados

Cidade
Londrina e região

Criminosos prendem vítima dentro de banheiro para tentar roubar casa em Londrina

Cidade
Cascavel e região

Caminhão da Copel é apreendido com 2 mil celulares contrabandeados na BR-277

Cidade
Londrina e região

Da ExpoLondrina Bolsonaro exalta o agro e defende investigados por atos de 8/1

Podcasts

PodCampo Vivo | EP 1 | Marcelo El-Kadre

Podcast PodGuest | EP 6 | Kau Theodoro e Dra. Lucyane Casagrande

Podcast Heróis e Vilões | EP 1 | Reflexões Entre Crimes, Mitos e Medalhas

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.