Todos os locais
Todos os locais
Agro

Veja como cientistas chineses clonaram bezerros ameaçados de extinção

31 jan 2024 às 20:28
Por: Band
- Reprodução

A China anunciou que obteve sucesso na clonagem de gado de raças ameaçadas de extinção, nativas da região de Xizang, na porção sudoeste do país. De acordo com a agência estatal Xinhua, oito bezerros nasceram saudáveis na última segunda-feira (29). Quatro bezerros são da raça bovina Zhangmu e os outros quatro, da raça Apeijiaza. 


O gado Zhangmu e o Apeijiaza, duas raças raras de gado amarelo nativas do Planalto Qinghai-Xizang, e são estratégicos para a China, pois elas podem ajudar os pesquisadores a criar variedades bem adaptadas ao ambiente severo de alta altitude. Segundo o governo chinês, até 2022 haviam apenas 19 exemplares de gado Zhangmu e 39 animais da raça Apeijiaza. 


Como foi feita a clonagem de bezerros?

Para trazer de volta esses animais da beira da extinção com urgência, o Ministério da Agricultura e dos Assuntos Rurais da China enviou uma equipe de pesquisa a Xizang em julho de 2022 para realizar medições corporais e coletar amostras de sangue e tecido auricular dos dois tipos de gado. Como atualmente não há condições adequadas para a clonagem em Xizang, o distrito de Yunyang foi escolhido devido ao seu clima e terreno semelhantes aos do habitat nativo do gado e por sua tecnologia de criação.


No laboratório, o pesquisador do Instituto de Ciências Animais da Academia Chinesa de Ciências Agrícolas, Yu Dawei, utilizou a tecnologia de transferência nuclear de células somáticas para criar embriões clonados. Os cientistas iniciaram o transplante dos embriões clonados em uma fazenda de criação de gado de corte no distrito de Yunyang em fevereiro de 2023 e finalmente superaram as dificuldades tecnológicas. "Os embriões clonados foram transplantados em vacas substitutas e, após uma gravidez a termo, obtivemos oito bovinos clonados", disse Yu.


Dois bezerros de cada raça serão devolvidos a Xizang no verão, enquanto os quatro restantes serão criados até a idade adulta no distrito de Yunyang e seu sêmen será coletado e congelado para preservação. Os animais jovens nascidos na baixa altitude de Chongqing serão transferidos gradualmente para Xizang para ajudá-los a se adaptar à alta altitude de lá. "Em seguida, realizaremos o transplante de embriões clonados do gado Zhangmu e do gado Apeijiaza em Xizang e combinaremos a tecnologia de clonagem com as tecnologias convencionais de proteção de raças para estabelecer um sistema sólido de proteção e utilização de recursos genéticos", informou Yu. 


Veja também

Relacionadas

Agro
Imagem de destaque

Brasil produzirá 379 milhões de toneladas de alimentos na próxima década

Agro
Imagem de destaque

Chuvas garantem abertura de floradas de café; atenções se voltam ao pegamento

Agro

Diferença entre preços interno e externo do algodão em pluma aumenta

Agro

Safra 2024/2025: plantio de soja chega a 74% e do milho a 97% no Paraná

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Homem em situação de rua destrói objetos de lojas ao ter esmolas negadas em Londrina

Cidade
Brasil

Acidente no Centro de Londrina deixa motoristas feridas e carro tombado

Cidade
Londrina e região

UBSs não funcionam nesta sexta-feira com mudança de feriado em Londrina

Paraná
Paraná

Cidades do norte do Paraná registram temporal com granizo nesta terça-feira

Cidade
Londrina e região

Vídeos mostram homem tocando as partes íntimas na região central de Londrina

Podcasts

TURISMO

Podcast A Hora do Café - EP4 - Fernanda Corrêa da Rota do Café

A HORA DO CAFÉ

Podcast A Hora do Café - EP3 - Cris Malauz barista e empreendedora

VEJA

Podcast - Por Trás das Câmeras - EP6 - Conheça a história de Maika Martins

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.