Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Agro
Brasil

Vendas de flores no dia das mães devem aumentar 10% em 2025; orquídeas e rosas são destaques

Produtores de flores e plantas investiram para aumentar a produção em 15%
05 mai 2025 às 18:41
Por: Band
Orquídeas têm alta demanda no Dia das Mães - André Luis Furtado/Embrapa

O Dia das Mães, celebrado neste ano em 11 de maio, é a data mais importante do calendário para o setor de flores e plantas ornamentais no Brasil, representando notáveis 16% do volume anual comercializado. Segundo dados do Ibraflor, as vendas em 2025 deverão apresentar um crescimento entre 8% e 10% em comparação ao ano anterior. No Ceaflor, alguns produtores aumentaram a oferta de produtos entre 15% e 20% para suprir a demanda e demonstram otimismo, como grande parte dos comerciantes. 


“O Dia das Mães é uma oportunidade única para o setor. Estamos confiantes e prontos para atender à demanda com produtos de alta qualidade, possibilitando que as mães de todo o Brasil sejam agraciadas com o carinho de seus filhos e netos por meio de flores”, afirma Antônio Carlos Rodrigues, presidente do Ceaflor.


“O Dia das Mães é uma oportunidade única para o setor. Estamos confiantes e prontos para atender à demanda com produtos de alta qualidade, possibilitando que as mães de todo o Brasil sejam agraciadas com o carinho de seus filhos e netos por meio de flores”, afirma Antônio Carlos Rodrigues, presidente do Ceaflor.


Outras notícias

Disponibilidade de carne de frango no mercado interno volta a níveis pré-gripe aviária

Produção nacional de ovos desacelera no 3º trimestre, mas acumula recorde histórico

Produção de laranja decepciona e fica abaixo de 300 milhões de caixas pela segunda safra

As rosas e orquídeas seguem liderando as vendas nesta ocasião especial. Entretanto, os consumidores também estão procurando variedade de flores de corte, como alstromérias, e de flores em vasos, como violetas, begônias, kalanchoes e suculentas, entre outras opções.


Daniel Silva, da Flor Fácil, comerciante de flores de corte no Ceaflor, projeta um aumento de 20% nas vendas em relação ao último ano. “O Dia da Mulher foi excelente e, seguindo o ritmo tradicional do setor, o Dia das Mães também promete grandes resultados”, relata. Para fortalecer as vendas, esse ano a Flor Fácil lançou o projeto “Pronto para você”, que entrega buquês, arranjos e maços reduzidos de flores prontos para atender floriculturas e gardens centers, além do mundo corporativo, que costuma homenagear suas clientes mães. “Para impulsionar a comercialização nos pontos de vendas, floriculturas e gardens podem fazer seus pedidos com antecedência, escolher as flores, e entregamos o produto final pronto para comercialização”, destaca Daniel.


Entre as flores em vaso, as violetas ganham destaque pela beleza e preço acessível. O produtor Edson Vital, da Vital Flores e Plantas, ampliou sua produção em 20%, mas já tem praticamente tudo comercializado. “Mesmo com a produção ampliada, conseguiremos atender apenas 70% dos clientes. Felizmente, o clima colaborou, e as flores estão lindas”, explica.


Os produtores de suculentas Tamara Cristina Baitelo e Leandro Becalete Rizzoni, sócios da Amantiquira Plantas Ornamentais também aumentaram o investimento. Eles contam que prepararam 300 mil suculentas no pote 6, os vasinhos que se tornaram queridinhos do consumidor final em função de preço e da facilidade para cuidar da planta. Esse número representa um aumento de 15% no volume de produção em relação a 2024. “Nossa capacidade total de produção é de 400 mil unidades, então ainda temos espaço e mercado para crescer”, acrescenta Tamara.


Por outro lado, o produtor de orquídeas Paulo Masato Fujiwara, da Flora Fuji, tinha planejado aumentar a produção em 30% em 2025, mas o clima quente registrado no início ano atrapalhou a programação, resultando em uma queda de 10% na quantidade final oferecida para esse Dia das Mães.  Agora, o desafio está em atender a demanda, porque essa “quebra” aconteceu de forma mais impactante em outros produtores. Com pouca oferta no mercado, a procura pelo produto na Flora Fuji aumentou. “Estamos vendendo tudo o que temos disponível, mas poderíamos ter comercializado muito mais”, lamenta Fujiwara. Em função das perdas, houve um aumento médio de preço das orquídeas na ordem de 30%.

Veja também

Relacionadas

Agro
Imagem de destaque

Clima e praga desafiadora provocam maior queda na produção de laranja

Agro
Imagem de destaque

Oferta de carne bovina no Brasil atinge o menor nível desde março de 2023

Agro

Exportação de carne suína do Brasil sofre maior queda mensal em quase dez anos

Agro

Chuvas trazem otimismo para a safra de café Arábica e Robusta

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Alerta vermelho emitido pelo Simepar é inédito em Londrina e região

Cidade
Londrina e região

Com alerta vermelho para tempestades severas, Defesa Civil de Londrina orienta população

Brasil e mundo
Brasil

CCJ do Senado aprova fim da escala 6x1 e prevê jornada de 36h semanais

Cidade

Câmeras registram chegada e saída de suspeito em sítio onde Fábio Henrique foi morto

Cidade
Londrina e região

Alerta de sequestro em Londrina era desentendimento comercial, confirma PM

Podcasts

Podcast Conversa com Nassif | EP 11 | Comportamento e Neurociência | Eliane Sato

Podcast Pod Fala com a Tai | EP 7 | A herança Musical e Carreira Profissional | Victor Tadeu

Podcast Arte do Sabor | EP 2 | A Origem do Azeite | Vasco Campos

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.