Brasil e mundo

Caminhoneiros paranaenses estão presos há dias na fronteira entre Argentina e Chile após nevasca

02 jul 2025 às 08:11

Desde a última sexta-feira (27), dezenas de caminhoneiros brasileiros, entre eles moradores do Paraná, estão presos na região de Paso de Jama, na fronteira entre Argentina e Chile, após uma forte nevasca registrada na quinta-feira (26). A tempestade de neve bloqueou completamente a estrada, que permanece interditada pelas autoridades chilenas até, pelo menos, o próximo dia 7 de junho.


Com temperaturas que chegam a -15 °C e o local situado em uma região de grande altitude, os motoristas enfrentam dificuldades para manter os veículos aquecidos. A água congelou e muitos caminhoneiros têm tido dificuldades com alimentação e abastecimento.


Do lado chileno, houve resgate de motoristas que estavam em situação crítica. Na Argentina, brasileiros procuraram uma base em San Salvador de Jujuy para se abrigar após a nevasca.


Conforme o presidente do SindiFoz – Sindicato dos Transportadores Rodoviários de Foz do Iguaçu e Região, Celso Antonio Gallegario, não há registro de mortes de pessoas no local. Ele explicou que houve um acidente envolvendo uma van, mas que todas as pessoas que estavam no veículo foram resgatadas e acolhidas por um caminhoneiro de Foz do Iguaçu, que abrigou essas pessoas na cabine do caminhão por uma noite. No dia seguinte, a carabineria do Chile fez o resgate dos ocupantes da van e dos caminhoneiros no local.


Após o resgate, eles foram levados até uma pousada na cidade de São Pedro de Atacama, no Chile.