Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Brasil e mundo
Brasil

Citando possível fuga, Moraes nega devolver passaporte de Bolsonaro

Ex-presidente queria comparecer à posse de Donald Trump
16 jan 2025 às 15:00
Por:
Tânia Rêgo/Agência Brasil

O ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, negou o pedido do ex-presidente Jair Bolsonaro para viajar aos Estados Unidos para a posse do presidente eleito Donald Trump, na próxima segunda-feira (20).


Em decisão publicada nesta quinta-feira (16), Moraes afirmou que os comportamentos recentes do ex-presidente indicam a possibilidade de tentativa de fuga do Brasil, para evitar uma eventual punição.


Moraes citou falas de Bolsonaro e de seu filho, o deputado federal Eduardo Bolsonaro, favoráveis à fuga de pessoas condenadas pelos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023 para a Argentina. Discursos em redes sociais e declarações veiculadas na imprensa foram usados para embasar a decisão.


O ministro citou ainda uma entrevista concedida pelo ex-presidente ao jornal Folha de S.Paulo, em novembro do ano passado, na qual ele “cogitou a possibilidade de evadir-se e solicitar asilo político para evitar eventual responsabilização penal no Brasil”.


Na entrevista citada, Bolsonaro admite pedir refúgio em alguma embaixada para evitar prisão.

Outras notícias

Trump assina decreto que confirma tarifas de 50% ao Brasil

Avião da Esquadrilha da Fumaça cai no interior de São Paulo; piloto se ejetou

Vulcão Klyuchevskoy entra em erupção na Rússia após terremoto


“O cenário que fundamentou a imposição de proibição de se ausentar do país, com entrega de passaportes, continua a indicar a possibilidade de tentativa de evasão do indiciado Jair Messias Bolsonaro, para se furtar à aplicação da lei penal, da mesma maneira como vem defendendo a fuga do país e o asilo no exterior para os diversos condenados com trânsito em julgado pelo Plenário do Supremo Tribunal Federal em casos conexos à presente investigação e relacionados à ‘tentativa de Golpe de Estado e de Abolição violenta do Estado Democrático de Direito’”, afirmou o ministro em sua decisão.


Convite


Na última semana, a defesa de Bolsonaro solicitou que o STF autorizasse a devolução do passaporte, apreendido em fevereiro de 2024, para que ele pudesse viajar aos Estados Unidos entre os dias 17 e 22 de janeiro. O motivo seria acompanhar a posse de Donald Trump, em Washington. Moraes, então, pediu que o convite fosse apresentado, o que não ocorreu.


“Não houve, portanto, o cumprimento da decisão de 11/01/2025, pois não foi juntado aos autos nenhum documento probatório que demonstrasse a existência de convite realizado pelo Presidente eleito dos EUA ao requerente Jair Messias Bolsonaro, conforme alegado pela defesa”, disse Moraes.


Segundo a defesa do ex-presidente, o convite havia sido formalizado em um e-mail enviado a Eduardo Bolsonaro. Mas o e-mail, segundo Moraes, se tratava de um “endereço não identificado” e sem qualquer horário ou programação do evento a ser realizado. Mesmo sem uma comprovação do convite oficial, o ministro analisou o pedido de devolução do passaporte, negando-o.


PGR também foi contra


O procurador-geral da República (PGR), Paulo Gonet, já havia se manifestado nessa terça-feira (15) contrário ao pedido da defesa de Bolsonaro. Em parecer enviado ao Supremo, o chefe do Ministério Público Federal (MPF) sustenta que o ex-presidente não demonstrou a necessidade imprescindível nem o interesse público da viagem.


Bolsonaro teve o passaporte apreendido no âmbito da Operação Tempus Veritatis, da Polícia Federal (PF), que investiga uma suposta organização criminosa suspeita de atuar para dar um golpe de Estado e abolir Estado Democrático de Direito no Brasil com o objetivo de obter vantagens de natureza política, mantendo o ex-presidente no poder.


Desde então, a defesa do político já tentou reaver o documento em ao menos duas ocasiões, mas teve os pedidos recusados pelo ministro Alexandre de Moraes.

Veja também

Relacionadas

Brasil e mundo
Imagem de destaque

Colômbia ordena evacuações no Pacífico por alerta de tsunami após terremoto na Rússia

Brasil e mundo
Imagem de destaque

Terremoto de magnitude 8,8 na Rússia é o mais forte desde 2011

Brasil e mundo

Terremoto gera tsunami na Rússia, Japão, Havaí e na costa oeste dos Estados Unidos

Brasil e mundo

Influenciadora se pronuncia após ser apontada como pivô da separação de Carlinhos e Lucas

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Imagens desmentem motorista sobre acidente que terminou com morte de motociclista

Cidade
Londrina e região

Jovem morre e deixa dívida de R$12 mil no cartão da tia; mãe pede ajuda para pagar

Cidade
Cascavel e região

Tragédia na BR-369: pai e duas crianças que morreram em acidente são identificados

Cidade
Londrina e região

Aeroporto de Londrina anuncia instalação de sistema obrigatório para ILS

Cidade
Londrina e região

Mulher que passou mal em ônibus morre a caminho do hospital em Londrina

Podcasts

Podcast Café com Edu Granado | EP 23 | Propósito e Conexão Humana | Junior

Podcast Falando de Gestão | EP 21 | Neurofeedback | Dra. Michele Marcondes

Podcast Pod Tah | EP 21 | Infância, Telas e Ansiedade | Carol Benhame

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.