O Dia de Finados é tradicionalmente celebrado em todo o mundo logo após o Dia dos Mortos, mas no mundo animal também existe uma data dedicada às homenagens aos pets que já faleceram. Assim como o Dia dos Mortos, foi no México que o Dia de Finados para Animais foi criado e ganhou popularidade. Nesse dia, quem já perdeu um bichinho faz homenagens para relembrar sua trajetória e matar a saudade.
A morte de um animal doméstico também implica um processo de luto, semelhante a outros tipos de perdas, principalmente porque os pets fazem parte da família, formando as chamadas famílias multiespécies. Segundo a psicologia, o luto é parte da aceitação pela perda e não significa esquecimento, mas sim a celebração da vida. A data, 27 de outubro, foi criada para celebrar a trajetória dos animais que já partiram.
Assim como a celebração tradicional, o Dia dos Mortos para Animais reflete a visão mexicana de que a morte não é um adeus definitivo, mas uma oportunidade de manter conexão com aqueles que deixaram marcas especiais em nossos corações, sejam humanos ou não.
Nesse dia, é possível homenagear os animais montando altares com objetos significativos, como:
-
Fotografias, para lembrar e homenagear quem já se foi;
-
Comida e brinquedos que o pet gostava em vida;
-
Velas e incenso, representando luz, esperança e limpeza espiritual;
-
Textos dedicados ao animal, ajudando a lidar com o luto recente;
-
Flores, elemento indispensável em qualquer altar.