Uma partida de futebol feminino teve que ser interrompida após um helicóptero realizar um pouso irregular no gramado. O caso aconteceu na tarde da última sexta-feira, 7, no Estádio Waldomiro Borges, em Jequié, a 360 quilômetros de Salvador (BA).
A partida entre JEC Doce Mel e UDA, pelo Campeonato Brasileiro Série A3, foi paralisada aos 12 minutos do primeiro tempo pelo árbitro.
O canal “Rede Solar Web” transmitia o jogo ao vivo quando fez o registro inesperado. As imagens mostram o momento em que o helicóptero se aproxima do campo e pousa ao lado de um dos gols do estádio. Uma passageira embarca com uma mala e a aeronave decola cerca de 40 segundos depois.
O helicóptero, de modelo Robinson 66 e prefixo PP-ESJ, tem como proprietário o ex-deputado federal e atual presidente do Partido Avante na Bahia, Ronaldo Carletto. Em nota, a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) informou que o pouso fere a regulamentação da Agência sobre o tema. O Regulamento Brasileiro da Aviação Civil (RBAC), que trata dos requisitos para a operação para aeronaves civis, permite pousos eventuais fora de aeródromos, desde que respeitadas as condições de segurança, como a ausência de pessoas em um raio de 30 metros, critério que não foi seguido pelo piloto nesse caso.
O órgão informou que abrirá um processo administrativo para apurar as circunstâncias do pouso no campo de futebol e “adotar as providências cabíveis”.
A TV Band entrou em contato com o Partido Avante, que não retornou até a finalização desta reportagem.