Brasil e mundo

Irmã de Ricardo Nunes é presa por embriaguez e desacato após ser identificada por câmeras

16 jan 2026 às 09:48

A advogada Janaína Reis Miron, irmã do prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, foi presa nesta sexta-feira (15) após ter sido identificada pelas câmeras do sistema Smart Sampa - rede de monitoramento inteligente que utiliza reconhecimento facial para localizar pessoas procuradas pela justiça.


Janaína Reis Miron estava perto de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) da Zona Sul de São Paulo. 


A irmã de Ricardo Nunes era considerada foragida, com mandados de prisão em aberto pelos crimes de embriaguez ao volante, lesão corporal e desacato. Após a identificação em tempo real pelo centro de monitorização, equipas da PM deslocaram-se ao local e efetuaram a prisão sem resistência.


O papel do sistema Smart Sampa

O sistema Smart Sampa tem sido um dos pilares da estratégia de segurança pública da prefeitura de São Paulo. Composto por câmaras inteligentes espalhadas por pontos estratégicos, o software cruza imagens em tempo real com o banco de dados de mandados de prisão da polícia.


A tecnologia permite que indivíduos procurados sejam detidos mesmo em locais de grande circulação, como hospitais, estações de metro e praças públicas. 

Posicionamento da prefeitura

Em nota, a prefeitura de São Paulo informou que a ação policial seguiu todos os protocolos legais e operacionais. A administração municipal reforçou que a prisão foi amparada em mandados judiciais preexistentes e que o procedimento obedeceu ao rigor da lei, sem qualquer distinção devido ao parentesco da detida com o chefe do executivo paulista.


A nota reforça ainda que o Smart Sampa é uma ferramenta impessoal e técnica, cujo principal objetivo é auxiliar as forças de segurança na captura de infratores e na prevenção de crimes, garantindo que os critérios de identificação sejam aplicados de forma equânime a todos os cidadãos monitorizados pelo sistema.