Brasil e mundo

María Corina Machado entrega medalha do Nobel da Paz a Donald Trump

16 jan 2026 às 18:46

A líder da oposição na Venezuela, María Corina Machado, entregou a medalha do Prêmio Nobel da Paz ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, durante encontro na Casa Branca nesta quinta-feira (15). 


A venezuelana, laureada com a honraria no ano passado, afirmou que o gesto é um símbolo de gratidão pelo apoio norte-americano à causa venezuelana.


"Presenteei o presidente dos Estados Unidos com a medalha, o Prêmio Nobel da Paz", declarou María Corina ao deixar a sede do governo. Segundo ela, o ato representa um reconhecimento pelo "compromisso único" de Trump com a "liberdade" dos cidadãos da Venezuela.

Reação de Donald Trump

O presidente dos Estados Unidos utilizou a plataforma Truth Social para comentar o encontro e agradecer o presente. Trump, que já havia manifestado o desejo de receber o Nobel, elogiou a trajetória da opositora venezuelana e destacou o caráter do encontro.


"É uma mulher maravilhosa que passou por muita coisa. María me entregou seu Prêmio Nobel da Paz pelo trabalho que fiz", escreveu o republicano. Ele ainda classificou o episódio como um "gesto maravilhoso de respeito mútuo".


Valor simbólico e restrições

Apesar do ato político, a entrega da medalha possui caráter meramente simbólico. O Instituto Nobel já esclareceu formalmente que o prêmio é intransferível, o que significa que a titularidade oficial da honraria permanece com María Corina Machado.

O encontro ocorre em um contexto de intensa movimentação política na região. Antes de receber a líder opositora na Casa Branca, Trump chegou a declarar que María Corina não teria condições de assumir o comando da Venezuela. O país vive um vácuo de poder desde o dia 3, data em que ocorreu a captura de Nicolás Maduro.

Com informações da Associated Press