O mês dos namorados chegou! Você já parou para pensar por que comemoramos essa data em junho no Brasil, enquanto em outros países é comemorada em fevereiro? Confira algumas curiosidades sobre a história do Dia dos Namorados!
Valentine’s Day ao redor do mundo
Nos Estados Unidos e em alguns países da Europa, o Dia dos Namorados, conhecido como “Valentine’s Day”, é comemorado no dia 14 de fevereiro. A data tem relação com a Roma Antiga e com um santo católico.
Por volta do século III, o então imperador Claudio II, proibiu os casamentos por considerar que os soldados casados teriam pior desempenho do que os solteiros nas batalhas. São Valentim, que não concordava com a decisão, passou, então, a realizar casamentos às escondidas. Após ser descoberto, ele foi preso e morto no dia 14 de fevereiro. Foi a partir desse simbolismo que a data passou a ser reconhecida como o Dia de São Valentim, santo padroeiro dos namorados.
Por que o Dia dos Namorados é celebrado em junho no Brasil?
Ao contrário de outros países ao redor do mundo, o Dia dos Namorados no Brasil é comemorado no dia 12 de junho, desde 1949.
A data foi criada a partir de uma campanha publicitária da extinta loja Clipper, que tinha como objetivo aumentar as vendas da loja, especialmente em junho, que era um mês conhecido por ter pouco movimento no comércio.
A iniciativa foi idealizada pelo publicitário e empresário João Dória, pai do ex-governador de São Paulo, João Dória Jr. Na época, a agência dele foi contratada pela loja para desenvolver uma estratégia de vendas.
Pensando em uma data para trocar presentes, ele, então, criou a campanha com base no Dia dos Namorados. Já o dia 12 foi escolhido por ser próximo ao dia de Santo Antônio, conhecido por ser o santo casamenteiro.
A divulgação da primeira propaganda foi responsável pelo grande sucesso da campanha e, claro, do sucesso da data Dia dos Namorados que perdura até hoje.
Sucesso nas vendas
O Dia dos Namorados está entre as datas comemorativas que mais movimentam o comércio. Em 2024, segundo o Indicador de Atividades do Comércio do Serasa Experian, as vendas no varejo na semana do dia 6 a 12 de junho tiveram alta de 3,1% em comparação ao mesmo período de 2023.