Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Brasil e mundo
Brasil

Saiba o que é Rumble e o que a plataforma tem a ver com Alexandre de Moraes

Ministro do STF é alvo de uma ação na Justiça dos Estados Unidos por suposta violação à soberania americana
19 fev 2025 às 19:37
Por: Portal Tarobá
Foto: Antônio Cruz/Agência Brasil

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), é alvo de uma ação na Justiça dos Estados Unidos por suposta violação à soberania americana. A ação judicial é movida pelas empresas Trump Media, ligada ao presidente Donald Trump, e pela plataforma Rumble


O caso tramita em um tribunal de Justiça Federal sediado na Flórida. A informação é do jornal Folha de S.Paulo. Moraes não se posicionou sobre o caso. O Estadão contatou o ministro via assessoria de imprensa do STF. 


Mas afinal, o que é Rumble?


Rumble é uma plataforma para o compartilhamento de vídeos que funciona de maneira similar ao YouTube. Fundada em 2013 pelo empresário canadense Chris Pavlovski, ela ganhou maior destaque a partir de 2020, durante as eleições presidenciais nos Estados Unidos. 

Outras notícias

EUA retiram Alexandre de Moraes e a esposa da lista da Lei Magnitsky

Turista norte-americano vira réu por agredir namorada a socos no Rio

Mega-Sena acumula novamente e prêmio principal vai para R$ 44 milhões


A plataforma afirma não usar algoritmos para filtrar ou suprimir conteúdos e defende uma abordagem minimalista na moderação, removendo somente conteúdos ilegais ou que violem direitos autorais.

No início, a rede social afirmava ter como objetivo oferecer uma alternativa aos pequenos criadores de conteúdo que “rapidamente perderam a prioridade nas plataformas existentes em favor de influenciadores, corporações e grandes marcas”.


Rumble no Brasil 

Fora do Brasil desde 2023, a empresa anunciou no início deste mês que retomará o funcionamento no país. A rede já foi citada em decisões do STF para a remoção de conteúdo, mas não cumpriu as determinações da Justiça brasileira por não contar com representação no País. 


Com a proposta de ser "imune à cultura do cancelamento", o Rumble passou a abrigar produtores de conteúdo restritos em outras redes sociais, como os bolsonaristas Paulo Figueiredo, Rodrigo Constantino e Bruno Aiub, conhecido como Monark.


A plataforma afirma ter mais de 70 milhões de usuários ativos mensalmente, incluindo Trump. Segundo as empresas autoras da ação conjunta, Moraes violou a legislação americana ao ordenar à Rumble a suspensão da conta do blogueiro Allan dos Santos. 


"Moraes agora está tentando contornar completamente o sistema legal americano, utilizando ordens sigilosas de censura para pressionar redes sociais americanas a banir o dissidente político (Allan dos Santos) ao nível global", afirmou à Folha Chris Pavlovski, CEO da Rumble.


Allan dos Santos é investigado pelo STF por propagação de desinformação e por ofensas a ministros da Corte brasileira. Contra ele, há um mandado de prisão preventiva, mas o blogueiro mora nos Estados Unidos e está foragido da Justiça brasileira.


O endereço residencial de Allan no Brasil já foi alvo de busca e apreensão pela Polícia Federal (PF). Um pedido da justiça brasileira para a extradição de Santos foi negado pelo governo americano em março do ano passado.


A Trump Media se aliou à Rumble na ação. Os advogados da empresa ligada ao presidente americano argumentam que a restrição das operações do Rumble no Brasil também a prejudica, pois a plataforma de vídeos fornece a Trump Media serviços necessários à manutenção da rede social Truth Social.


*Com informações da Agência Estado.

Veja também

Relacionadas

Brasil e mundo
Imagem de destaque

Comércio perde mais de R$ 50 milhões com falta de energia em São Paulo

Brasil e mundo
Imagem de destaque

Quatro suspeitos por estupro coletivo de menor são presos em Bangu

Brasil e mundo

'O Agente Secreto' é eleito melhor filme de 2025 por revista; veja ranking

Brasil e mundo

CCJ do Senado aprova fim da escala 6x1 e prevê jornada de 36h semanais

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Alerta vermelho emitido pelo Simepar é inédito em Londrina e região

Cidade
Londrina e região

Com alerta vermelho para tempestades severas, Defesa Civil de Londrina orienta população

Cidade

Câmeras registram chegada e saída de suspeito em sítio onde Fábio Henrique foi morto

Cidade
Londrina e região

Moradores da Rua Guaporé denunciam encontros ilegais de carros em posto de gasolina

Cidade
Londrina e região

Depósito clandestino de cabos de internet e telefone é descoberto em Londrina

Podcasts

Podcast Pod Fala com a Tai | EP 7 | A herança Musical e Carreira Profissional | Victor Tadeu

Podcast Arte do Sabor | EP 2 | A Origem do Azeite | Vasco Campos

Podcast Pod ABC | EP 1| História do Nuselon | Pra. Telcia Oliveira

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.