Todos os locais
Todos os locais
Brasil

Petrobras firma parceria para desenvolver aerogerador

14 set 2023 às 08:33
Por: Agência Brasil
- Foto: Agência Brasil

A Petrobras informou nesta quarta-feira (13) que assinou uma parceria com a WEG, empresa brasileira global de equipamentos eletroeletrônicos, para o desenvolvimento de um aerogerador de energia eólica (gerada pela força dos ventos) no Brasil. Segundo a Petrobras, o aerogerador onshore (em terra) terá capacidade de 7 megawatts (MW) e será o primeiro desse porte a ser fabricado no Brasil.


Para esse projeto, que já está em andamento, a Petrobras vai investir R$ 130 milhões. O acordo prevê o desenvolvimento de tecnologias para a fabricação dos componentes e a construção e testes de um protótipo, com contrapartidas técnicas e comerciais para a Petrobras. A WEG prevê que o equipamento poderá ser produzido em série a partir de 2025.


“A parceria com a WEG prevê o desenvolvimento do maior aerogerador do país, com capacidade de 7 MW, suficiente para abastecer, sozinho, uma cidade de 16.880 habitantes”, disse Jean Paul Prates, presidente da Petrobras. Prates falou sobre a parceria com a WEG durante a WindPower, evento que está sendo realizado na São Paulo Expo, na capital paulista.


O aerogerador terá 220 metros de altura do solo até a ponta da pá, o que equivale a seis estátuas do Cristo Redentor. A estrutura pesará 1.830 toneladas, o que equivale ao peso de 1.660 carros populares.


Segundo o presidente da Petrobras, esse projeto representa um “marco importante” para a empresa pois “aumentará seu conhecimento em tecnologia de energia eólica, além de contribuir para impulsionar a transição energética no Brasil, em parceria com uma empresa que se destaca em inovação pelo desenvolvimento de soluções em eficiência energética, energias renováveis e mobilidade elétrica”.

Outras notícias

Campanha de 2024 foi recordista em violência política, aponta pesquisa

Caça adquirido pelo Brasil surpreende F-15 dos EUA em combate simulado

PCPR e Gaeco deflagram operações em várias regiões do Brasil


“O dia de hoje vai ser um marco na história do Brasil em energia eólica”, disse o diretor-presidente executivo da WEG, Harry Schmelzer Jr. “Isso vai ser muito importante para os investimentos de energia eólica no Brasil e também vai ser um marco para a WEG”, destacou.


De acordo com o diretor de Transição Energética e Sustentabilidade da Petrobras, Maurício Tolmasquim, a parceria tem interesse mútuo. “A Petrobras está entrando nisso porque é importante para o país, mas também porque é importante para a Petrobras. Vamos ter royalties, vamos ter preferência na aquisição de máquinas. Tem a questão de uma empresa estatal olhar para o interesse do país, mas também de olharmos para o interesse da empresa. E ambas as questões estão incluídas nessa parceria.”


Em maio deste ano, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) fechou um financiamento de R$ 59 milhões para o desenvolvimento de um novo aerogerador da WEG “que permitirá a geração de energia de forma mais eficiente em parques eólicos localizados em terra”. Segundo o banco, o equipamento de alta potência (7 MW) será o maior em operação no mercado brasileiro e possibilitará a redução dos investimentos totais para a instalação de novos parques e emissão de carbono.

Veja também

Relacionadas

Brasil
Imagem de destaque

Capotamento de ônibus com 40 passageiros deixa 18 mortos e vários feridos em Alagoas

Brasil
Imagem de destaque

Novo voo da FAB com 204 repatriados do Líbano chega ao Brasil

Brasil

Número de casos notificados de coqueluche cresce em 2024

ELEIÇÕES 2024

Justificativas de ausência já somam 650 mil no 2º turno das eleições municipais

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Morador de Sertanópolis recebe laudo com resultado de 23 semanas de gravidez

Cidade
Londrina e região

Homem reage durante abordagem da polícia e morre em confronto na PR-445, em Londrina

Cidade
Londrina e região

Mulher morre após ser atropelada por ônibus do transporte coletivo no Jardim Imagawa

Cidade
Londrina e região

Cirurgia de reconstrução craniana em ciclista canadense é feita em Londrina

Cidade
Cascavel e região

Família busca por Kathellyn Mayara, de 12 anos, que desapareceu no bairro Universitário

Podcasts

INOVAÇÃO

Podcast - FILL - EP01 - Andrea Prado, Fagner Neto e Luciana Vinci 05-12-24

FIIL
Imagem de destaque

Tarobá transmite podcast ao vivo durante Festival Internacional de Inovação de Londrina

TURISMO

Podcast A Hora do Café - EP4 - Fernanda Corrêa da Rota do Café

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.