A Secretaria Municipal de Saúde Pública promove uma série de ações em alusão ao Agosto Dourado, o mês de conscientização ao aleitamento materno. Em 2025, Cambé adere à campanha nacional, que tem como tema: “Priorize a Amamentação: crie sistemas de apoio sustentáveis”, e visa propor uma reflexão sobre o apoio ao aleitamento materno.
A campanha irá contar com oficina prática sobre manejo em aleitamento para profissionais da saúde, ações com pacientes da Clínica da Mulher, orientações em escolas, café da tarde com puérperas e mesa redonda para debater os desafios da amamentação no SUS. Confira a programação completa abaixo.
A secretária municipal de Saúde, Talita Bengozi, destacou que o tema é constantemente debatido em Cambé por conta da sua importância e atuação no município. A secretária ressaltou a Clínica da Mulher e a Unidade de Lactação de Cambé (Unilac), que acolhe mulheres que estão amamentando, seja com dificuldades ou que desejam doar o leite.
“Temos uma equipe qualificada, que tem esse cuidado e esse manejo para o aleitamento materno ser um sucesso para essa família. E dessa forma a gente, cada vez mais, vamos adquirindo experiência e valorizando esses momentos. Por isso, para além do trabalho diário, preparamos oficinas e ações educativas em agosto, levando conteúdo para UBS, Santa Casa e sensibilizando equipes e todos que trabalham por essa causa. O aleitamento materno, o leite materno em si, por todos os benefícios, é um dos grandes responsáveis pela diminuição da mortalidade infantil no mundo. Então, nada mais importante que a gente enaltecer essas ações e este mês do agosto dourado”, disse.
A Unilac conta com atendimento e promoção do aleitamento materno, além do serviço de acompanhamento e orientação para mulheres que desejam fazer coleta e doação de leite materno. Para fazer o agendamento é só entrar em contato pelo WhatsApp 3174-0325 ou em qualquer UBS de Cambé. A Unidade de Lactação de Cambé funciona com a Clínica da Mulher, localizada na Rua José Gomes Redondo, 35, no Jardim Ana Rosa.
Agosto Dourado
O mês do Aleitamento Materno foi instituído no Brasil pela Lei n.º 13.435/2017, que determina que em agosto sejam intensificadas ações de conscientização e esclarecimento sobre a importância do aleitamento materno. Já mundialmente, a data iniciou em 1990, em um encontro da Organização Mundial de Saúde com a Unicef, criando o documento conhecido como a “Declaração de Innocenti”. A partir disso foi fundada a Aliança Mundial de Ação Pró-Amamentação (WABA), e a Semana Mundial de Aleitamento Materno, que hoje conta com a participação de cerca de 120 países.
De acordo com dados do Ministério da Saúde, o Brasil vem evoluindo suas taxas de amamentação, mas ainda abaixo do recomendado. Na década de 1980, o percentual era de 3%. No último índice divulgado pelo Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil (ENANI), em 2021, o aleitamento exclusivo entre crianças menores de 6 meses está em 45,8%. A meta é chegar a 70% até 2030.
O Ministério recomenda que as crianças sejam amamentadas até dois anos ou mais e, exclusivamente, até o 6º mês de vida. A amamentação se destaca como a forma de proteção mais econômica e eficaz para redução da morbimortalidade infantil, com impacto na saúde da criança, diminuindo a ocorrência de diarreias, afecções perinatais e infecções, principais causas de morte de recém-nascidos. Além disso, traz também benefícios para a saúde da mulher, como a redução das chances de desenvolver câncer de mama e de ovário.
Programação do Agosto Dourado em Cambé
8 de agosto
Café da tarde com puérperas
Na Santa Casa, às 14h
Armazenamento de leite e retorno ao trabalho
13 de agosto
Conversa com pais e profissionais
CMEI Madre Tereza de Calcutá, às 17h30
16 de agosto
Curso de Gestante
Com temas como atenção na gestação, preparação para o parto, técnicas de amamentação e cuidado com
o recém-nascido
18 a 22 de agosto
Abordagem na sala de espera da Clínica da Mulher
Ação com abordagem direta aos pacientes.
19 de agosto
Oficina prática: manejo em aleitamento materno
Para enfermeiros e técnicos de enfermagem do município
23 de agosto
Orientações de aleitamento materno
Programa Saúde na Escola, no CMEI Beato Antônio Frederico Ozanam
Data a definir
Mesa redonda
Desafios da promoção da amamentação para o SUS