Quem gosta de festas juninas animadas pode prestigiar, neste fim de semana, o Arraiá Londrina 2025, que será realizado no Calçadão, na Praça Gabriel Martins (entre a Rua Professor João Cândido e a Avenida São Paulo). O evento oferece uma programação diversificada e acessível para toda a comunidade, com barracas de comidas típicas, apresentações culturais, quadrilhas, feira de artesanato, oficinas e concursos.
Na sexta-feira (13), as festividades vão das 14h30 às 22h, enquanto as atividades de sábado (14) serão das 9h às 22h. A programação completa pode ser conferida na página de Instagram da iniciativa.
Além da festa, o Arraiá também promove a solidariedade. Haverá pontos de arrecadação de alimentos não perecíveis para doação a instituições locais, incentivando o engajamento e a responsabilidade social.
O projeto conta com apoio da Prefeitura de Londrina, através do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel). A coordenação-geral do Arraiá Londrina está sob responsabilidade de Zuila Oliveira, e o evento tem como coorganizadoras Adriana Jenani, Manoela Diniz e Shirlei Brito.
Segundo a coordenadora-geral, a edição do ano passado contou com um público de 4.500 pessoas, e a expectativa para 2025 é atrair ainda mais participantes. “Convidamos os londrinenses para virem prestigiar as comidas típicas, os artistas musicais, as quadrilhas e as peças de artesanato do Arraiá, que são tão ligados à cultura do café e à história de Londrina. Essa é uma forma de ajudar o evento a crescer ainda mais, fortalecendo a cultura da cidade e contribuindo para revitalizar o Centro”, disse.
A diretora de Turismo do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel), Herika Galli, sublinhou que eventos como o Arraiá Londrina desempenham um papel fundamental para o município. Conforme Galli, essas atividades promovem não apenas a valorização das raízes culturais, mas também fomentam a economia criativa e o desenvolvimento local e fortalecem a integração social.
“O apoio da Codel a eventos como este é uma forma de fortalecer a comunidade, incentivar o turismo interno e garantir lazer acessível para todos. Ao apoiar os arraiás, o Instituto contribui para consolidar Londrina como uma cidade vibrante, acolhedora e rica em tradições, atraindo cada vez mais visitantes e investimentos que ajudam a impulsionar o nosso crescimento”, pontuou.
Entre os artistas e grupos que vão se apresentar no evento, está a Orquestra de Viola Caipira de Londrina, que tocará na sexta-feira (13), às 19h. Composto por 15 músicos, com idades entre 17 e 86 anos, o conjunto vai interpretar grandes clássicos do sertanejo raiz.
O maestro da Orquestra de Viola Caipira, Edson Murari Lima, convidou a população a prestigiar o concerto e realçou que a apresentação vai ser realizada bem próximo do público. “Vamos colocar todos para cantar junto com a gente os grandes clássicos do cancioneiro caipira”, declarou.