Todos os locais
Todos os locais
Cidade
Cascavel e região

Aterro Sanitário de Cascavel tem acréscimo na vida útil e ainda produz energia com usina de biogás

O Aterro Sanitário de Cascavel, apenas de resíduo sólido urbano, ou seja, o lixo comum, recebe cerca de 320 toneladas todos os dias
28 jan 2025 às 18:50
Por: SECOM

O prefeito Renato Silva, esteve na tarde de hoje (28),  no Aterro Sanitário de Cascavel, acompanhado dos secretários do Meio Ambiente, Ailton Lima, da Comunicação, Beth Leal e de vereadores, entre eles o presidente da Câmara, Thiago Almeida.


A visita ao aterro, que é considerado modelo de gestão e de destinação de resíduos, segundo o prefeito Renato Silva, “é um exemplo a ser seguido. Temos uma equipe comprometida que cumpre o seu dever, assim como todos nós, como cidadãos, temos que cumprir. O trabalho realizado por Cascavel é uma referência não só regional como nacional”. 


O Aterro Sanitário de Cascavel, apenas de resíduo sólido urbano, ou seja, o lixo comum, recebe cerca de 320 toneladas todos os dias. Além disso, recebe em média 50 toneladas de resíduos volumosos todos os meses. 

Outras notícias

Família de José da Silva comunica seu falecimento

Forças de segurança realizam apreensão de mercadorias irregulares na PR-239

Coletor de recicláveis fica ferido ao ser atropelado por Kombi em Cascavel


O que equivale a aproximadamente 130 cargas, caminhões carregados de material, que são retirados na sua grande maioria de destinação incorreta, de fundos de vale e lotes baldios e do agendamento da coleta de volumosos, que é feita pela equipe da Secretaria de Meio ambiente.

"Nós temos um a usina em operação, aqui no Aterro Sanitário com uma produção de 300 kWh na usina de biogás e mensalmente produzimos 130 mil kWh/mês. Isso representa uma economia de R$ 100 mil, nas 64 unidades consumidoras que o Município está em processo de compensação, como praças e escolas”, explicou o engenheiro químico, Elmo Rowe Júnior.

A última célula teve sua operação iniciada em agosto de 2023 e a previsão é de que em no máximo seis meses esta será finalizada, sendo necessária abrir uma nova trincheira. “Temos todos os documentos ambientais necessários para a operação desse aterro e também seguimos todos os procedimentos ambientais necessários, que vão desde o processo de monitoração do nosso lençol freático, mas, principalmente, o tratamento e a gestão dos resíduos que para cá são trazidos. Todo o material que entra no Aterro Sanitário, segue por um processo de monitoramento desde a chegada até a sua destinação final, para que a gente tenha condição de dar uma destinação ambientalmente correta que esse resíduo merece”, disse o secretário de Meio Ambiente, Ailton Lim
a.


Novo Aterro



O  processo para instalação de um novo local para o aterro já está em estudos e será conduzido de forma semelhante ao de 2010 com a desapropriação de uma área, depois de corrido todos os trâmites legais.
Existe um trabalho para elaborar o decreto de utilidade pública, avaliação, estudos preliminares de solo, tipologia de solo, lençol freático e encaixe de toda estrutura atual que o aterro possui desde 1995 com a próxima estrutura que vai ser construída.


 “Com todo trabalho de coleta seletiva que o município tem feito, a vida útil do aterro tem aumentado. A previsão em 2010 era que o aterro se findasse em 2022, mas o trabalho de coleta seletiva tem retardado este processo e os estudos apontam que a gente pode ter um acréscimo de seis anos de vida útil do nosso aterro com a coleta seletiva de lixo”,  explicou o engenheiro químico, Elmo Rowe Júnior.

O presidente da Câmara de Vereadores, Thiago Almeida, acompanhado de vereadores, destacou o trabalho que é feito pela equipe que atua no Aterro Sanitário de Cascavel, que constantemente recebe visitas de comitivas de municípios paranaenses e de outros Estados da Federação para ver de perto como é feito o tratamento dos resíduos domiciliares. “Nós sabemos da preocupação tanto do prefeito, quanto a nossa como legislador, fiscalizador. Por isso, fizemos questão de acompanhar esta visita e ver de perto o trabalho que é feito aqui tanto no tratamento, recebimento dos resíduos quanto na produção do biogás”, finalizou o presidente da Câmara.

Veja também

Relacionadas

Cidade
Imagem de destaque

Homem fica ferido após sofrer queda enquanto fazia reparos em telhado em Cascavel

Cidade
Imagem de destaque

Lago Igapó II será esvaziado pela primeira vez em mais de 20 anos; vertedouro é o motivo

Cidade

Três pessoas morrem em grave acidente na BR-277 em Medianeira

Cidade

Cybertruck da Tesla é destaque no Show Rural Coopavel

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Após mulher denunciar golpe de marido desaparecido, mãe do homem prefere se calar

Cidade
Londrina e região

Caso Rômulo: Polícia suspende buscas porque homem teria ido embora por vontade própria

Cidade
Londrina e região

Golpe financeiro e traição: esposa de homem desaparecido revela que foi enganada

Cidade
Londrina e região

Homem é encontrado morto com marcas de tiro em quintal de casa na zona norte de Londrina

Brasil
Brasil

PGR finaliza denúncia contra Bolsonaro; penas somadas chegam a 28 anos de prisão

Podcasts

INVESTIMENTO

Podcast - FILL - EP23 - Felipe Gondin 07-12-24

ESPORTE

Podcast - FILL - EP22 - Ricardo Cavallini 07-12-24

INOVAÇÃO

Podcast - FILL - EP21 - Tatiana Fiuzza 07-12-24

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.