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Aumento na conta de luz gera reclamações e Procon de Cascavel notifica Copel

Segundo a companhia de energia apenas um erro de leitura foi registrado
10 mar 2025 às 16:00
Por: Portal Tarobá

O Procon de Cascavel tem registrado um alto volume de reclamações relacionadas ao aumento da fatura de energia elétrica, especialmente após a instalação dos medidores inteligentes. A recepção do órgão tem ficado lotada de consumidores buscando explicações e soluções para os valores elevados nas contas de luz.


Entre os casos, está o de Rafael, cadeirante que precisa carregar seu equipamento diariamente e, por isso, tinha direito à tarifa social de baixa renda. No entanto, após a instalação do novo medidor, ele perdeu o benefício e viu sua fatura aumentar sucessivamente. Sem condições financeiras para arcar com os custos, procurou o Procon em busca de ajuda. Outra consumidora relatou um aumento de quase R$ 300 de um mês para o outro, sem justificativa aparente.


De acordo com o Procon, de outubro do ano passado até março deste ano, foram registradas 90 reclamações contra a Copel, a maioria relacionada ao reajuste na fatura após a mudança no sistema de medição. Diante das queixas, a empresa foi notificada, e o órgão agora aguarda um posicionamento oficial.


Além do Procon, a Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara de Vereadores também tem acompanhado a situação. Os parlamentares notificaram a Copel e cobram esclarecimentos sobre a eficácia dos medidores inteligentes e o aumento expressivo nos valores cobrados. A expectativa é que a companhia apresente justificativas e, caso necessário, revise as faturas dos consumidores prejudicados.


A Copel, em nota, informou que recebeu, este ano, 25 reclamações encaminhadas pelo Procon de Cascavel relacionadas à troca dos medidores por modelos inteligentes. Destas, 14 já foram analisadas e, em apenas uma, houve um erro de leitura, o que gerou uma cobrança que já foi corrigida pela Copel.  A empresa substituiu a fatura do cliente por outra com o valor correto e segue atenta para que a situação não se repita.

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Segundo a empresa outras 11 reclamações encaminhadas pelo Procon ainda estão em análise pela Copel, com prazo para conclusão até o final de março. Em relação à Câmara de Vereadores, a Copel informa que ainda não foi comunicada, mas permanece à disposição dos órgãos públicos e de todas as partes interessadas.

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