Todos os locais
Todos os locais
Cidade
Londrina e região

Biblioteca Pública Municipal de Londrina sedia quatro eventos durante este sábado

Programação inclui lançamento de livro, feira de HQs, encontro filatélico e palestra sobre projeciologia
12 abr 2025 às 09:29
Por: Assessoria de Imprensa
Emerson Dias/NCom

Neste sábado (12), a Biblioteca Pública Municipal de Londrina (Avenida Rio de Janeiro, 413) recebe quatro eventos, incluindo feira de HQs e artes com bate-papo do SábadoHQuê, reunião do Clube Filatélico, palestra sobre projeciologia com o Instituto Internacional de Projeciologia e Conscienciologia (IIPC) e o lançamento do livro Kuiã Enarê em terras das araucárias, de Márcia Piotto. Os três primeiros eventos começam às 14h, e o lançamento do livro está marcado para as 14h30. O “Sábado na Biblioteca Pública” é um evento gratuito e aberto a todos os londrinenses. A Biblioteca Pública Municipal é um espaço administrado e mantido pela Secretaria Municipal de Cultura (SMC).


O livro Kuiã Enarê: fág ag ga Kãmi (‘Kuiã Enarê: em terras das araucárias’) é uma obra infantil bilíngue, em kaingang e português, que aborda temas como a situação ambiental do planeta, poluição, desmatamento, fauna e flora. A história acompanha um xamã kaingang que salva as araucárias, os animais e as populações indígenas e não indígenas da devastação e dos impactos ambientais atuais.


A obra apresenta diversas espécies de árvores e animais, além da cadeia alimentar dos personagens. Também valoriza a cultura indígena kaingang, destacando os tipos de alimentos consumidos por esse povo. O livro foi traduzido pela tradutora Damaris Kaninsânh e ilustrado por Tatiane Galheiro.


“Este livro, além de todo o conteúdo rico, traz a preservação da cultura indígena e da língua kaingang. A língua carrega conhecimentos sobre a cultura, inclusive para crianças e jovens que estão aprendendo. Os povos originários devem se mostrar, para que os não indígenas conheçam os saberes incorporados à língua brasileira sobre a natureza, plantas, ervas, gastronomia, animais e os vocabulários de que o país se apropriou. E o mesmo fenômeno vale para os povos indígenas. É a interculturalidade em nosso país tão diverso”, afirmou a autora Márcia Piotto.


Além do lançamento, o evento contará com a edição do SábadoHQuê, que trará feira de HQs, artes e bate-papos. Com curadoria do quadrinista Eloyr Pacheco, o SábadoHQuê busca criar um espaço para produtores de histórias em quadrinhos e artistas gráficos. A primeira edição aconteceu em 2024. Desta vez, participam a ilustradora Dhi Borges, a quadrinista Poliana Gabriela Santim e o ilustrador e quadrinista Anderson Catini, que estarão expondo suas obras. Haverá também uma mesa com papel sulfite, lápis, lápis de cor e giz de cera, destinada às crianças.

Outras notícias

Cascavel investe mais de R$ 5 milhões em produtos da agricultura familiar na merenda

Páscoa no Bairro será realizada neste sábado na quadra de esportes do São Cristóvão

Polícia Civil procura suspeito do homicídio de José Milton Mendes em Matelândia


Eloyr Pacheco destaca que ocupar um local tão icônico no Centro Histórico de Londrina traz mais significados para o evento, que ganha em representação simbólica. “Isso se soma ao conteúdo que essa ação traz para a nossa cidade: imagine a surpresa do transeunte incauto ao se deparar com arte em via pública, na calçada. Isso traz beleza e alegria para o nosso cotidiano”.


O Clube Filatélico também participará, com o objetivo de divulgar e fomentar a filatelia, prática que promove desde 1976. Nas reuniões, os entusiastas dos selos e moedas se reúnem para trocar ideias, conversar e adquirir novos itens. “É uma oportunidade das pessoas com a mesma afinidade se encontrarem, trocarem ideias, baterem papo, além de trocar e comprar material”, contou o presidente do clube, Luiz Carlos Martins.


Encerrando a programação, o IIPC oferecerá uma palestra sobre projeciologia, área que estuda projeções da consciência para fora do corpo físico. O IIPC é uma instituição de pesquisa e educação sem fins lucrativos, voltada ao estudo científico da consciência e da experiência fora do corpo. Fundado em 1988, o instituto oferece palestras, cursos e congressos baseados no paradigma consciencial. Reconhecido como de Utilidade Pública Federal desde 1998, o IIPC atua por meio de voluntariado técnico-científico e mantém centros de autopesquisa em diversas capitais brasileiras.


O projeto “Sábado na Biblioteca” tem previsão de ocorrer sempre aos segundos sábados de cada mês.

Veja também

Relacionadas

Cidade
Imagem de destaque

Secretaria de Esportes abre inscrições para a 23ª Prova Pedestre Adriana de Souza

Cidade
Imagem de destaque

Primeiro de Maio terá encontro de carros antigos, clássicos e rebaixados

Cidade

Homem tenta abrir lata de tíner com equipamento de solda e sofre queimaduras

Cidade

Veículos de carga terão restrição em rodovias federais de pista simples no feriadão

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Homem de 49 anos morre após ser deixado na UPA do Jardim do Sol em Londrina

Cidade
Londrina e região

Médico é alvo de nova denúncia por importunação sexual; mulher procurou a Tarobá

Cidade
Londrina e região

Médico é preso suspeito de importunar sexualmente mulher em hospital de Londrina

Cidade
Londrina e região

Grave acidente deixa homem acamado e família pede ajuda para custear tratamento

Cidade
Londrina e região

Adolescente e funcionário de Colégio Cívico-Militar da zona norte são flagrados em confusão

Podcasts

Podcast Heróis e Vilões | EP 3 | 99% da população é criminosa? | Walter Bittar

Podcast Café com Edu Granado | EP 8 | Álvaro Arruda

Podcast Falando de Gestão | EP 6 | Carreira Jurídica | Prof. Miguel Belinati Piccirillo

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.