Neste sábado (12), a Biblioteca Pública Municipal de Londrina (Avenida Rio de Janeiro, 413) recebe quatro eventos, incluindo feira de HQs e artes com bate-papo do SábadoHQuê, reunião do Clube Filatélico, palestra sobre projeciologia com o Instituto Internacional de Projeciologia e Conscienciologia (IIPC) e o lançamento do livro Kuiã Enarê em terras das araucárias, de Márcia Piotto. Os três primeiros eventos começam às 14h, e o lançamento do livro está marcado para as 14h30. O “Sábado na Biblioteca Pública” é um evento gratuito e aberto a todos os londrinenses. A Biblioteca Pública Municipal é um espaço administrado e mantido pela Secretaria Municipal de Cultura (SMC).
O livro Kuiã Enarê: fág ag ga Kãmi (‘Kuiã Enarê: em terras das araucárias’) é uma obra infantil bilíngue, em kaingang e português, que aborda temas como a situação ambiental do planeta, poluição, desmatamento, fauna e flora. A história acompanha um xamã kaingang que salva as araucárias, os animais e as populações indígenas e não indígenas da devastação e dos impactos ambientais atuais.
A obra apresenta diversas espécies de árvores e animais, além da cadeia alimentar dos personagens. Também valoriza a cultura indígena kaingang, destacando os tipos de alimentos consumidos por esse povo. O livro foi traduzido pela tradutora Damaris Kaninsânh e ilustrado por Tatiane Galheiro.
“Este livro, além de todo o conteúdo rico, traz a preservação da cultura indígena e da língua kaingang. A língua carrega conhecimentos sobre a cultura, inclusive para crianças e jovens que estão aprendendo. Os povos originários devem se mostrar, para que os não indígenas conheçam os saberes incorporados à língua brasileira sobre a natureza, plantas, ervas, gastronomia, animais e os vocabulários de que o país se apropriou. E o mesmo fenômeno vale para os povos indígenas. É a interculturalidade em nosso país tão diverso”, afirmou a autora Márcia Piotto.
Além do lançamento, o evento contará com a edição do SábadoHQuê, que trará feira de HQs, artes e bate-papos. Com curadoria do quadrinista Eloyr Pacheco, o SábadoHQuê busca criar um espaço para produtores de histórias em quadrinhos e artistas gráficos. A primeira edição aconteceu em 2024. Desta vez, participam a ilustradora Dhi Borges, a quadrinista Poliana Gabriela Santim e o ilustrador e quadrinista Anderson Catini, que estarão expondo suas obras. Haverá também uma mesa com papel sulfite, lápis, lápis de cor e giz de cera, destinada às crianças.
Eloyr Pacheco destaca que ocupar um local tão icônico no Centro Histórico de Londrina traz mais significados para o evento, que ganha em representação simbólica. “Isso se soma ao conteúdo que essa ação traz para a nossa cidade: imagine a surpresa do transeunte incauto ao se deparar com arte em via pública, na calçada. Isso traz beleza e alegria para o nosso cotidiano”.
O Clube Filatélico também participará, com o objetivo de divulgar e fomentar a filatelia, prática que promove desde 1976. Nas reuniões, os entusiastas dos selos e moedas se reúnem para trocar ideias, conversar e adquirir novos itens. “É uma oportunidade das pessoas com a mesma afinidade se encontrarem, trocarem ideias, baterem papo, além de trocar e comprar material”, contou o presidente do clube, Luiz Carlos Martins.
Encerrando a programação, o IIPC oferecerá uma palestra sobre projeciologia, área que estuda projeções da consciência para fora do corpo físico. O IIPC é uma instituição de pesquisa e educação sem fins lucrativos, voltada ao estudo científico da consciência e da experiência fora do corpo. Fundado em 1988, o instituto oferece palestras, cursos e congressos baseados no paradigma consciencial. Reconhecido como de Utilidade Pública Federal desde 1998, o IIPC atua por meio de voluntariado técnico-científico e mantém centros de autopesquisa em diversas capitais brasileiras.
O projeto “Sábado na Biblioteca” tem previsão de ocorrer sempre aos segundos sábados de cada mês.