Todos os locais
Todos os locais
Cidade
Londrina e região

Cai o número de credenciais de estacionamento para idosos emitidas pela CMTU

Diminuição é atribuída a uma migração para os meios eletrônicos de emissão do documento, já que este hoje pode ser solicitado por diferentes plataformas
28 jan 2025 às 19:43
Por: Assessoria de Imprensa
Foto: CMTU

O número de credenciais de estacionamento exclusivo para idosos emitidas em Londrina pela Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) teve queda entre 2023 e o ano passado. Foram 8.005 novas emissões naquele ano, ante 6.482 registradas em 2024: uma redução de aproximadamente 19%.


A cidade conta atualmente com cerca de 22 mil carteirinhas vigentes – expedidas pela CMTU – destinadas a pessoas acima dos 60 anos, e a diminuição nas emissões não significa retração na demanda pelo documento. Isso porque, hoje, é possível obtê-lo por meios virtuais, sem nem mesmo sair de casa.


Pela plataforma Paraná Inteligência Artificial (www.pia.pr.gov.br), o usuário pode se cadastrar e, no campo de pesquisa, digitar “credencial de estacionamento para idoso” para conferir o passo a passo a fim de receber o cartão.


Outra maneira de conseguir a permissão de estacionamento especial é pela Carteira Digital de Trânsito, aplicativo da Secretaria Nacional de Trânsito (SENATRAN) que guarda, no celular, a carteira de motorista e o documento do veículo registrado no nome do cidadão.


Diferentemente da credencial emitida pela CMTU e pela plataforma PIÁ-PR, o documento expedido via Carteira Digital de Trânsito possibilita a vinculação a uma determinada placa. Essa identificação do automóvel, no entanto, não precisa estar atrelada ao titular do cartão. É possível cadastrar a carteirinha também para um veículo de terceiro, desde que haja o aceite por parte do proprietário.

Outras notícias

Polícia Rodoviária Federal apreende mais de 220 quilos de maconha na BR-277

Prefeitos de cidades da região discutem medidas de segurança por conta de protestos

Grupos de WhatsApp teriam incentivado manifestantes a incendiar Terminal Central


“Apesar da redução na quantidade de documentos emitidos pela companhia, não é possível afirmar queda na demanda, principalmente observando a tendência de envelhecimento da população brasileira. O que ocorre, acreditamos, é uma migração para os meios eletrônicos de obtenção”, avaliou Lauro Costa, coordenador de processamento de autuações de trânsito da CMTU.


Costa lembrou que, para receber o cartão, não é necessário que o idoso possua automóvel ou seja motorista. “Não precisa ser habilitado, não precisa ter carro. Qualquer pessoa com idade acima dos 60 anos tem o direito de emitir a credencial de estacionamento. Mesmo não sendo condutora, em algum momento ela será passageira e poderá desfrutar do benefício”, observou.


Requisitos


As exigências para acesso à carteirinha são que o idoso tenha 60 anos ou mais seja domiciliado em Londrina. Necessários para a confecção da credencial, o comprovante de residência atualizado e um documento pessoal do beneficiário são itens solicitados durante o atendimento na companhia. A certidão tem validade de cinco anos e pode ser utilizada em todo o território nacional.

Veja também

Relacionadas

Cidade
Imagem de destaque

Protestos violentos em Londrina: participantes já foram identificados diz Hudson Teixeira

Cidade
Imagem de destaque

Nível do Igapó II volta a subir após contenção de vazamento em comporta de vertedouro

Cidade

Após atrasos, coleta de lixo e transporte coletivo são normalizados em Londrina

Cidade

Segundo mães de mortos em confronto, carro reconhecido pela PM não era dos jovens

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Protestos contra mortes de jovens em confronto se intensificam em mais de cinco pontos de Londrina

Cidade
Londrina e região

Transporte coletivo é suspenso em Londrina devido protestos contra mortes em confronto

Cidade
Londrina e região

Vídeo: moradores protestam contra Choque após dois suspeitos morrerem em confronto

Cidade
Londrina e região

Ônibus e carros são apedrejados durante protesto após mortes em confronto com a PM

Tarobá Notícias
Londrina e região

Veja a nova linha de ônibus em Londrina e as dez mudanças nos itinerários

Podcasts

INVESTIMENTO

Podcast - FILL - EP23 - Felipe Gondin 07-12-24

ESPORTE

Podcast - FILL - EP22 - Ricardo Cavallini 07-12-24

INOVAÇÃO

Podcast - FILL - EP21 - Tatiana Fiuzza 07-12-24

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.