Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Cidade
Londrina e região

Câmara de Londrina aprova criação da Frente Parlamentar de Regularização Fundiária

A criação da frente parlamentar foi um pedido da Federação de Moradores e Proprietários de Chácaras de Londrina e Região Norte do Paraná
12 set 2025 às 08:25
Por: Assessoria de Imprensa

Com a presença de chacareiros nas galerias da Câmara de Londrina, os vereadores aprovaram a criação da Frente Parlamentar de Regularização Fundiária Urbana e Rural. A iniciativa visa acompanhar o processo de regularização fundiária urbana, previsto na lei municipal nº 13.716/2023, que inclui chácaras, e o projeto de lei nº 233/2025, que promove alterações nesta lei e está em tramitação no Legislativo.


A criação da frente parlamentar foi um pedido da Federação de Moradores e Proprietários de Chácaras de Londrina e Região Norte do Paraná. Assinam o requerimento de criação os vereadores Régis Choucino (PP), Jessicão (PP), Marcelo Oguido (PL), Mestre Madureira (PP) e Valdir Santa Fé (PP).


O novo grupo parlamentar pretende trabalhar em conjunto com representantes de associações comunitárias e de chacareiros, equipes técnicas responsáveis pela Regularização Fundiária Urbana (Reurb), Conselho Municipal de Planejamento e Gestão Territorial (CMPGT) e Comissão Integrada de Regularização Fundiária (CIRF) da Prefeitura de Londrina, iniciada em setembro de 2024 para analisar e enquadrar os núcleos urbanos informais que buscam regularização.


O vereador Régis Choucino (foto), coordenador da frente parlamentar, afirmou que um levantamento realizado em 2018 apontou que havia 32 mil chacareiros em Londrina aguardando a regularização de suas propriedades, enfrentando insegurança jurídica e dificuldades para acessar serviços públicos, como água e energia elétrica. “São muitos os [chacareiros] que estão aqui querendo regularizar seu lote. A frente parlamentar vem para ajudar, compor junto com a CIRF e com o Executivo. O prefeito Tiago Amaral quer muito regularizar todos estes lotes que se encontram irregulares”, disse.


Durante a sessão, Gilmar Domingues, secretário municipal de Agricultura e Abastecimento e presidente da CIRF, apresentou um balanço do primeiro ano de trabalho. Segundo ele, neste período, foram protocolados 74 pedidos à comissão. Destes, 48 estão na primeira fase, 22 na segunda etapa, três foram arquivados e um foi indeferido.

Outras notícias

Carga alta mobiliza escolta e interrompe trânsito na BR-277 em Cascavel

Homem é preso em ônibus com 13,8 kg de maconha após denúncia de funcionário da rodoviária

Cinco passageiros são identificados com bolsas cheias de cigarros contrabandeados em ônibus


Segundo Domingues, do total de protocolos recebidos, 56 núcleos possuem lotes com menos de 1.000 metros quadrados e não são passíveis de regularização à luz da legislação municipal vigente. Por isso, ele defendeu a discussão e aprovação do projeto de lei nº 233/2025, protocolado no dia 7 de agosto pelo prefeito Tiago Amaral. Este PL, conforme Domingues, compatibilizaria a lei municipal com a federal, que é menos restritiva. “75% dos processos protocolados hoje [na CIRF] não são passíveis de aprovação”, lamentou.


Em linhas gerais, o projeto nº 233/2025 amplia as possibilidades de regularização fundiária ao retirar a obrigatoriedade de considerar exclusivamente o marco temporal de 22 de dezembro de 2016, permitindo abranger núcleos formados após essa data; eliminar a exigência de metragem mínima de 1.000 m² para os lotes, mantendo apenas o limite previsto na lei federal de fração inferior a 20.000 m²; e substituir a obrigatoriedade de licenciamento ambiental pela exigência de estudo técnico ambiental apenas quando necessário, com foco na identificação e mitigação de impactos.


Veja também

Relacionadas

Cidade
Imagem de destaque

Prefeitura tem penúltimo plantão do Regulariza Londrina neste sábado

Cidade
Imagem de destaque

Prefeituras, Sanepar e Copel alinham soluções para problemas de abastecimento de água

Cidade

Câmara de Cascavel discute reajuste do IPTU com aumento na base de cálculo

Cidade

Governo do Paraná inaugura oficialmente nova unidade do Poupatempo em Cascavel

Mais Lidas

Brasil e mundo
Brasil

CCJ do Senado aprova fim da escala 6x1 e prevê jornada de 36h semanais

Cidade
Londrina e região

Alerta de sequestro em Londrina era desentendimento comercial, confirma PM

Cidade
Londrina e região

Polícia Civil deflagra operação que investiga contratação ilegal no transporte de Londrina

Cidade
Londrina e região

Cerco policial prende dois suspeitos após roubo com agressão no bairro do Limoeiro

Cidade
Londrina e região

Moradores se mudam de chácara por medo após invasão de homem em Londrina

Podcasts

Podcast Pod ABC | EP 1| História do Nuselon | Pra. Telcia Oliveira

Podcast Café Com Edu Granado | EP 42 | A Comunicação Liberta | Jeniffer Koyama

Podcast Falando de Gestão | EP 40 | A Importância da Capacitação Profissional | Ricardo Matsumoto

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.