Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Cidade
Londrina e região

Câmara de Londrina quer informações sobre pedido de reajuste à professoras

Os docentes paralisaram as atividades por tempo indeterminado, na manhã desta terça-feira
13 mai 2025 às 21:38
Por: Assessoria de Imprensa
Foto: CML

Durante a sessão plenária desta terça-feira (13), a Câmara Municipal de Londrina (CML) aprovou em regime de urgência o pedido de informação, de autoria da Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Paradesporto e Lazer, formada pelos vereadores Matheus Thum (PP), Mestre Madureira (PP) e Marcelo Oguido (PL). No documento, os parlamentares pedem que a Prefeitura envie dados sobre eventuais propostas de reajuste salarial para os professores dos Centros de Educação Infantil (CEIs) conveniados com o Município de Londrina, incluindo tratativas formais, manifestações sindicais, categorias contempladas e impacto orçamentário. O prazo para as respostas do Executivo à Câmara de Vereadores é de 15 dias úteis, prorrogáveis por igual período, desde que devidamente justificado. 


Os docentes paralisaram as atividades por tempo indeterminado, na manhã desta terça-feira, pedindo redução na diferença salarial em relação aos professores concursados do município. No início da sessão, o secretário municipal de Fazenda, Éder Alexandre Pires, falou sobre o assunto na tribuna da Sala de Sessões, a convite da líder do Executivo na Câmara, vereadora Prof.ª Flávia Cabral (PP). Ele informou que o município possui termo de colaboração com os CEIs, com um valor global calculado pela quantidade de alunos. Pires explicou que as instituições parceiras são as responsáveis pela contratação dos profissionais, e a definição dos salários é feita diretamente por elas, com base nas convenções coletivas firmadas entre os sindicatos patronais e os sindicatos dos trabalhadores. 


“Não compete ao município, formalmente, fazer a negociação ou ser um personagem ativo dessa negociação. De qualquer modo entendemos que o município também não pode se abster desta discussão, afinal de contas essas entidades prestam atendimento diretamente ao município. A partir desta condição em que nós tínhamos indicativos de negociações e discussões, passamos a entender este cenário. Desde então, atendemos a todos estes sindicatos e jamais esta discussão foi cessada da parte do município”, argumentou.


A professora Ana Carolina de Paula, funcionária de um CEI, também foi convidada a falar na tribuna, por solicitação do vereador Matheus Thum (PP), presidente da Comissão de Educação da CML. Ela pediu que a Câmara ajude na interlocução com a Prefeitura e os sindicatos. “Estamos pedindo um reajuste digno para cada professor que deixa sua família para ofertar uma educação muito mais além do que lhe é entregue todos os dias. Pedimos um reajuste digno que cumpra a promessa de que era possível [o aumento nos salários]”, disse.

Veja também

Relacionadas

Cidade
Imagem de destaque

Estado anuncia investimento de mais de R$ 5 milhões no Hospital do Câncer de Londrina

Cidade
Imagem de destaque

Motorista morre após caminhão explodir na PR-444 em Arapongas

Cidade

CMTU leva curso de pilotagem defensiva a Bela Vista do Paraíso

Cidade

Toledo celebra 73 anos com show da dupla sertaneja César Menotti e Fabiano

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Casal é flagrado em ato obsceno em plena luz do dia no Bosque Central de Londrina

Cidade
Cascavel e região

O que se sabe até o momento da morte de homem em veículo incendiado no Interlagos

Cidade
Londrina e região

Moradores se mudam de chácara por medo após invasão de homem em Londrina

Cidade
Londrina e região

Alerta de sequestro em Londrina era desentendimento comercial, confirma PM

Cidade
Londrina e região

Sistema de Pouso por Instrumentos (ILS) será inaugurado no aeroporto nesta quarta-feira

Podcasts

Podcast Pod ABC | EP 1| História do Nuselon | Pra. Telcia Oliveira

Podcast Café Com Edu Granado | EP 42 | A Comunicação Liberta | Jeniffer Koyama

Podcast Falando de Gestão | EP 40 | A Importância da Capacitação Profissional | Ricardo Matsumoto

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.