A Prefeitura de Cambé, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, reafirma o compromisso com a proteção de crianças e adolescentes, mantendo campanhas e ações permanentes contra a exploração e a chamada adultização de menores.
O tema ganhou repercussão após um vídeo do youtuber Felipe Bressanim Ferreira (Felca), publicado na última quarta-feira (6), alcançar 28 milhões de visualizações e gerar intenso debate nas redes sociais sobre exposição infantil, constrangimento e exploração na internet.
No município, a proteção é garantida pelo CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), que realiza oficinas de sensibilização com profissionais de saúde, educação, cultura e esporte, abordando os riscos da erotização precoce. Essas ações são intensificadas no Maio Laranja, mês nacional de combate ao abuso e violência sexual contra crianças, mas ocorrem durante todo o ano.
Somente em 2025, Cambé já registrou 67 casos de violência sexual contra menores de 2 a 17 anos — sendo 55,2% dos agressores da própria família.
A secretária Flávia Iwakura alerta para conteúdos que podem normalizar a adultização, como músicas, vídeos e interações online, e destaca a importância da presença ativa dos pais na vida digital dos filhos.
Empresas e comunidades podem agendar oficinas de mobilização e prevenção pelo telefone (43) 3174-2830 ou presencialmente na Rua Curitiba, 1067.
O município também conta com canais online para denúncias anônimas pelo site da Prefeitura, na aba "Notificar é Cuidar", com acompanhamento conjunto do CREAS, Conselho Tutelar e Vigilância Epidemiológica.