Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Cidade
Londrina e região

Campanha do ‘Maio Amarelo’ terá curso de pilotagem e blitz educativa em Londrina

Tema desta edição é "Mobilidade Humana, Responsabilidade Humana"
01 mai 2025 às 11:19
Por: Assessoria de Imprensa

A CMTU (Departamento de Trânsito da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização) lançou a campanha Maio Amarelo nesta quarta-feira (30). Este é o 12º ano consecutivo em que a campanha é realizada na cidade, como parte de um movimento encabeçado pelo Observatório Nacional de Segurança Viária, que luta por mais paz e menos mortes no trânsito. 


Na programação do mês (confira aqui), reservado para a implementação de políticas e ações por mais segurança no trânsito, estão previstos cursos, palestras, testes, simulações de atendimento a múltiplas vítimas e também atividades lúdicas. Haverá ainda cursos de pilotagem defensiva e até blitz educativas, entre outras ações. No todo, foram elencadas 20 atividades.



Outras notícias

PCPR divulga foto de homem foragido pelo crime de estelionato em Arapongas

Corpo em estado de decomposição é encontrado em construção na Av. Dez de Dezembro

Usina Cultural tem seis atrações na programação deste final de semana

O foco da campanha deste ano, com a temática  “Mobilidade Humana, Responsabilidade Humana”, serão crianças e idosos – personagens mais vulneráveis do trânsito urbano. O programa da CMTU também está alinhado com a frase do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), cujo lema é “Desacelere. Seu bem maior é a vida”.


O lançamento da campanha em Londrina ocorreu nesta tarde de quarta-feira (30/04) na prefeitura, com a presença do prefeito Tiago Amaral, do presidente da CMTU, Fabrício Bianchi, diretores e servidores da companhia e demais autoridades, além da Imprensa. Representantes de todos os serviços de segurança do município (Polícia Militar, polícias rodoviárias Federal e Estadual, Corpo de Bombeiros, Detran e Guarda Municipal) também pontuaram. As entidades também são parceiras da CMTU na campanha deste ano.


Para o prefeito Tiago Amaral, que apóia integralmente a campanha, eventos deste tipo são fortes para marcar a consciência de cada um: “Quando a gente fala de morte a gente está falando de famílias destruídas. O trânsito é algo necessário para a mobilidade urbana, mas a consciência que precisamos ter sobre ele é enorme”. Ainda na solenidade, o prefeito usou uma frase de efeito para exemplificar a importância de trafegar corretamente no trânsito: “Existem duas coisas que mudam a vida de um homem ou de uma mulher para sempre: o filho e um carro. Você pode matar alguém ou morrer no trânsito”.

Em Londrina, a CMTU reforça as suas ações para promover mais mobilidade, segurança e paz nas vias urbanas. Segundo o presidente da companhia, Fabrício Bianchi, a campanha busca impactar e sensibilizar a comunidade para realmente mitigar o risco e o acidente. “[Temos que] buscar realmente números melhores nas estatísticas, porque, na prática, quando falamos de números melhores estamos falando de vidas. É nesse sentido que a campanha vem para reforçar”.


Das 63 mortes que ocorreram em Londrina no ano passado, 48 aconteceram em vias municipais; 12 em estaduais e 3 em vias federais. Na conta entram 33 motociclistas e 15 pedestres.


Segundo a Subcomissão de Análise de Óbitos da Coordenadoria de Planejamento e Segurança Viária da CMTU, que verificou 46% dos casos de mortes ocorridos em 2024, as principais causas ficaram assim identificadas: 58% Desrespeito à sinalização; 34% Atitude imprudente do pedestre; 24% Falta de CNH; 27% Álcool; 24% Licenciamento; 7% Velocidade; 7% Condições do veículo; 3% Visibilidade; 3% Avanço de sinal.

E o número de mortes continua preocupando. No primeiro trimestre de 2025, por exemplo, foram registrados 15 óbitos (14 homens e uma mulher), a maioria, 12 casos, entre 18 e 59 anos de idade – período mais produtivo da vida.


O diretor de Trânsito da CMTU, Rafael Sambatti, lembrou que a proposta do Maio Amarelo deste ano está relacionada à alta velocidade. “Os acidentes com maior gravidade estão relacionado à velocidade. Temos que reduzir a velocidade, e quando falamos disso estamos nos referindo à velocidade praticada na frente de uma escola ou onde há aglomerados de pessoas. A velocidade nestes pontos precisa ser efetivamente reduzida”.


Sambatti disse que o foco também serão os idosos. “Queremos levar os idosos até um ônibus e mostrar a teoria e a prática, e explicar a conduta correta principalmente ao desembarcar dos coletivos”. O diretor da CMTU mostra que no ano passado ocorreram oito acidentes envolvendo o transporte coletivo, que resultaram em sete mortes: “Dessas mortes, três foram de idosos”.


As crianças também serão alvos: “Através da Secretaria de Educação vamos executar o projeto ‘Construindo o Futuro’, quando nossas equipes de agentes de trânsito vão até as escolas oferecer um trabalho interdisciplinar com os professores”.


Outro público que será direcionado serão os motociclistas: “Estão previstos cursos teóricos e práticos como frenagem e maneabilidade. Também queremos levar a eles a necessidade de um respeito maior no trânsito, que privilegiem a segurança e que evitem uma conduta mais agressiva ao volante”. Pelas estatísticas, de janeiro a março deste ano já ocorreram 532 acidentes envolvendo motocicletas.


Ao final da solenidade, o prefeito Tiago Amaral recebeu, das mãos do presidente Fabrício Bianchi, o “Anuário de Segurança Viária”, com dados do trânsito de Londrina nos últimos 10 anos.


Presenças – O lançamento da campanha do Maio Amarelo na Prefeitura de Londrina também foi prestigiado pelo vice-prefeito Júnior dos Santos Rosa e pelos vereadores Sidnei Matias, Marcelo Oguido, Marinho e Giovani Mattos, além do deputado estadual Márcio Pacheco.

Veja também

Relacionadas

Cidade
Imagem de destaque

Homem fica ferido ao ser prensado por porta de carro no bairro Coqueiral

Cidade
Imagem de destaque

Árvore cai sobre carro e derruba poste na Av. Bandeirantes em Londrina

Cidade

Córrego Piza amanhece poluído após reabertura do Parque Arthur Thomas

Cidade

Empresa de Apucarana é furtada e prejuízo é estimado em R$ 100 mil

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Casal é flagrado em ato obsceno em plena luz do dia no Bosque Central de Londrina

Cidade
Cascavel e região

O que se sabe até o momento da morte de homem em veículo incendiado no Interlagos

Cidade
Londrina e região

Sistema de Pouso por Instrumentos (ILS) será inaugurado no aeroporto nesta quarta-feira

Cidade
Londrina e região

Juiz de Cambé é investigado por manter residência em Miami, nos Estados Unidos

Cidade
Londrina e região

Jovem de 21 anos morre em confronto com a Polícia Militar na zona norte

Podcasts

Podcast Café Com Edu Granado | EP 42 | A Comunicação Liberta | Jeniffer Koyama

Podcast Falando de Gestão | EP 40 | A Importância da Capacitação Profissional | Ricardo Matsumoto

Podcast Pod Tah | EP 38 | Os Desafios do Empreendedorismo | Fernanda Garcia

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.