Cidade

Cerimônia para confirmar maior Papai Noel do mundo terá clima de festa

04 dez 2025 às 19:34

Um dia para ficar na história da cidade, que, pela primeira vez, terá uma atração de Natal conhecida internacionalmente. Com mais de 27 metros, 15 toneladas e cerca de 450 mil lâmpadas de LED, o Papai Noel gigante de Londrina terá a cerimônia de homologação pelo Guiness World, o livro dos recordes, na noite desta sexta-feira (5).


E a proposta da Prefeitura é fazer da cerimônia de homologação uma grande festa, programada para começar às 19h, com shows de quatro artistas da cidade, que vão apresentar canções natalinas, em um espaço montado em frente ao letreiro Eu Amo Londrina.


O Papai Noel começou a ser montado pela empresa Ativa Luzes, vencedora da licitação para construção e instalação da estrutura, no dia 21 de novembro. Para sustentar esse gigante de 27 metros, as balsas flutuantes onde ele foi instalado estão presas a quatro âncoras fixadas no fundo do lago.


Renan Salvador, presidente da Londrina Iluminação, responsável pela coordenação do evento, explicou que a medição do Papai Noel será feita no início da manhã desta sexta-feira, por meio de um equipamento especial, de alta precisão e muito utilizado na Engenharia.


“Nós vamos ter um medidor oficial, que é o engenheiro Paulo Zalpa, associado do Clube de Engenharia e Arquitetura de Londrina (CEAL) e duas testemunhas, também vinculadas ao CEAL, que vão participar desse processo. A medição começará às 7 horas da manhã. Vai levar, mais ou menos, duas horas para fazer a medição e mais umas duas horas para o laudo. Ou seja, até meio-dia a gente a gente terá esse laudo, a juíza analisa as informações, que são sigilosas, e, no início da noite, vamos divulgar junto com o prefeito o recorde batido, explicou.


Como será a cerimônia – No intervalo entre os dois primeiros shows da noite, dos grupos Bona Trio e Black Divas, e o anúncio do Guinness, a Prefeitura programou um show de luzes na estrutura do Papai Noel, que vai ficar apagado por um tempo.


Na sequência, a festa terá seu grande momento: a validação do recorde de maior Papai Noel do Mundo, com a juíza do Guinness Book, a mexicana Susana Reyes, que já está em Londrina, assumindo o microfone e fazendo o anúncio da homologação. A representante do “Livro dos Recordes” vai estar acompanhada do prefeito Tiago Amaral, que destacou o reconhecimento e toda a divulgação da cidade com o recorde mundial para o Papai Noel londrinense.


“Estamos muito felizes, o Natal de Londrina entrando no livro dos recordes vai ser uma referência estadual, nacional e até mesmo terá uma repercussão internacional. Isso é importante, uma marca para a cidade, mostra o que é Londrina e é o que a gente quer, que a nossa cidade seja referência”, disse.


Em seguida ao anúncio da representante do Guinness, as luzes do Papai Noel serão religadas e a festa continua com mais duas atrações musicais, a Orquestra de Metais e o Coral da Guarda Mirim.


Para contribuir com o clima de Natal no Igapó 2, as árvores que margeiam o lago receberam iluminação especial e 40 arcos em formato de cometa foram instalados no canteiro central da Higienópolis, que também recebeu na esquina com a Joaquim de Matos Barreto, alguns elementos natalinos instagramáveis.


Além disso, em breve, o Aterro do Igapó vai receber, em breve, a Vila do Natal, com food trucks, decoração natalina e um palco para apresentações artísticas, se tornando mais um espaço para o londrinense aproveitar as festividades de fim de ano.


Interdição no trânsito – A partir das 18h30, por conta da cerimônia de homologação do maior Papai Noel do Mundo, a CMTU vai interditar totalmente a avenida Higienópolis, apenas no sentido zona sul, a partir do cruzamento com a Aminthas de Barros, para onde o tráfego será desviado. As rotas alternativas no sentido zona sul são a Avenida Maringá e a Ademar Pereira de Barros.


O Guinness – O Guinness World Records é a autoridade máxima em conquistas de recordes. O projeto começou na Irlanda, com a ideia de um livro para resolver discussões típicas de bares, no início da década de 1950.


Quatro anos depois, no fim de 1954, surgiu a ideia de compilar o livro de fatos e dados que se tornaria um dos maiores best-sellers de todos os tempos e uma das marcas mais reconhecidas do mundo.


O Guinness World Records é uma marca global, com pessoal especialistas espalhados pelo mundo e escritórios em Londres, Nova Iorque, Pequim, Tóquio e Dubai.  Ao longo de quase 70 anos, o livro já reconheceu mais de 58.000 recordes em sua base de dados.