A COHAB Londrina lançou, nesta terça-feira (26), o Selo Amigo da Habitação Social, para incentivar pessoas e empresas a participarem da construção de moradias da forma que melhor couber no bolso, até mesmo com material excedente de construção.
A Habitação de Interesse Social no Brasil passou por um longo período de escassez de recursos, principalmente para atendimento de famílias de baixíssima renda durante e após a pandemia. Apesar das iniciativas da COHAB Londrina, do governo estadual e da retomada do Programa Minha Casa Minha Vida, há pouca perspectiva de que, a curto e médio prazo, seja possível zerar o déficit habitacional que se acirrou nos últimos anos.
A COHAB Londrina, a quem é atribuída a responsabilidade pela Habitação de Interesse Social em Londrina, tem tomado algumas medidas para oferecer alternativas à população que não consegue acesso à moradia por meio dos programas com financiamentos convencionais, cujo requisito de aprovação cadastral é possuir capacidade de endividamento e ausência de inscrição nos sistemas de proteção ao crédito.
O Programa de Lotes Urbanizados é uma das alternativas para atendimento dessas famílias, disponibilizando lotes com toda a infraestrutura de asfalto, esgotamento sanitário, água e luz regulares e a facilidade de aquisição, com subsídio da COHAB e financiamento em até 360 meses, com parcelas acessíveis, baixa taxa de juros e uma carência para início do pagamento das parcelas.
Apesar das condições excepcionais do Programa, algumas famílias de baixa renda têm muita dificuldade para edificar a unidade habitacional de forma segura para morar nesses lotes. Na expectativa de buscar soluções criativas, a proposta do SELO AMIGO DA HABITAÇÃO SOCIAL tem a finalidade de estimular e reconhecer o envolvimento de diferentes parceiros que venham contribuir com ações que promovam a moradia digna às famílias beneficiadas nos Programas de Lotes Urbanizados ou de Regularização Fundiária. O Selo cria um valor positivo, pois toda empresa que o possuir, vai mostrar para a sociedade que pode agregar ao seu nome mais valor e respeito perante o cidadão, com a prática da solidariedade para com o ser humano, principalmente com as famílias de baixa renda do município de Londrina.
A COHAB irá emitir um Título de Reconhecimento Público, registrando e endossando a participação de pessoas físicas que apadrinharem ao menos uma família, com material de construção para edificação de unidade habitacional.
Todos que tiverem interesse em oferecer doações podem entrar em contato com a COHAB por meio do site COHAB Londrina, pelo telefone (43)3315-2290 e através do e-mail [email protected].
*Com informações da assessoria de imprensa Prefeitura de Londrina.