O Governo do Paraná, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest), oferta mais qualidade de vida aos moradores de Arapongas, com a revitalização do Parque dos Pássaros. A área, localizada na região central do município, foi inserida no projeto de Parques Urbanos, desenvolvido pelo Instituto Água e Terra (IAT). Este é o 50º convênio firmado com as prefeituras no Estado para construção de Parques Urbanos. A solenidade aconteceu na tarde desta sexta-feira (18).
Com investimento de R$ 2,5 milhões, o Governo do Estado vai revitalizar o principal atrativo da cidade, inaugurado em meados do ano de 2000. O Parque dos Lagos irá abrigar três lagos represados e povoados com peixes, patos, tartarugas e outros animais; trilhas para caminhada; espaços destinados ao lazer; equipamentos e mobiliários de recreação, como academia ao ar livre e parque infantil.
No local, também será construída área à parte, de 3.600 metros quadrados, destinada à antiga Usina do Conhecimento, que será reformada, tornando-se a Secretaria do Meio Ambiente. A obra se torna necessária para evitar que as águas de chuva das áreas de contribuição do parque aumentem o processo de erosão e assoreamento.
Para a conservação ambiental, estão previstas a limpeza e o desassoreamento dos lagos; criação de canaletas; ajuste de taludes e passagem; melhoria das tubulações de drenagem das águas pluviais, já que elas trazem consigo sujeira, lixo e outros dejetos; causando o assoreamento.