O tráfego pesado deixa o trânsito lento na BR-277 no perímetro urbano de Cascavel. São 20 quilômetros da rodovia cortando a cidade, sendo o único trajeto para quem quer seguir para outras regiões do estado. Os caminhões disputam espaço com os veículos que precisam sair das regiões sul e norte para acessar o centro. Da região sul, por exemplo, 28 mil veículos transitam diariamente para o centro de manhã e depois fazem o caminho inverso.
Joselito encara esse tumulto há décadas. O caminhoneiro faz o trajeto de Medianeira ao Porto de Paranaguá, transportando contêineres e inevitavelmente precisa passar pelo perímetro urbano de Cascavel, gastando um bom tempo da viagem.
Desviar veículos como o de Joselito é a principal intenção do Anel Viário. A ideia é construir os contornos sul e norte, para que se conecetem ao contorno Oeste e possibilitem um desvio do trânsito de veículos que não precisam acessar o área urbana de Cascavel.
A iniciativa teve a primeira discussão oficial na última semana, quando uma carta de interesse foi assinada entre representantes da Itaipu Binacional, Parque Tecnológico da Itaipu, DNIT, Estado e município.
Não há previsão de quando os estudos serão finalizados e que a obra seja confirmada, mas o desejo é que a br- 277 no perímetro urbano de Cascavel tenha um novo cenário no futuro.